Educação, Género e Cidadania
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2021-2022
01010043
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas, discussões em grande e em pequeno grupo, análise de indicadores oficiais nacionais e internacionais. Análises e debates sobre as políticas públicas promotoras da iguadade entre homens e mulheres. Análise de documentação produzida em fornecida gratuitamente pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Organização de debetaes temáticos com especialistas convidados em determinados assuntos, que correspondam aos interesses mais prementes dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc o estudante deve:
- Reflectir sobre a importância da categoria social género na modelação das relações individuais nos variados contextos de vida, relacionando-a com o exercício da cidadania de homens e mulheres.
- Discutir o carácter persuasivo dos estereótipos de género nas opções de ambos os sexos ao longo do ciclo de vida e identificar fragilidades da cidadania decorrentes dos mesmos.
- Analisar situações particulares nas quais as desigualdades de género são ainda visíveis, recorrendo a estatísticas oficiais produzidas por diversas instituições nacionais e internacionais.
- Identificar comportamentos passíveis de reforçar visões tradicionais sobre as características e as competências típicas de cada um dos sexos, habitualmente conducentes a situações de discriminação.
- Conceber estratégias a implementar, com vista a utilizar a educação como um importante mecanismo de mudança social, para o alcance efectivo da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Perspectiva de género em educação: clarificação de conceitos básicos e análise de indicadores disponíveis
2. O género como categoria social e como promotor de uma certa ‘ordem social’ baseada em estereotipias sexistas, prejudiciais a ambos os sexos em diferentes áreas da vida
3. Género e socialização na família e na escola: identificação de práticas diferenciais para rapazes e para raparigas em diferentes domínios
4. A construção da identidade de género e a (possível) incorporação de estereotipias sexistas por rapazes e raparigas
5. A perspectiva do mainstreaming de género e sua importância para as práticas educativas em diferentes contextos
6. Questões de género e cidadania numa análise crítica coextensiva à duração da vida
7. A transversalidade do género na intervenção educativa e a utilização dos Guiões de Educação “Género e Cidadania”
8. Políticas públicas promotoras da igualdade entre homens e mulheres e recomendações internacioanis rectificadas por Portugal neste domínio.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Arthur, J., Davies, I., & Hahn, C. (Eds.).(2008). The SAGE handbook of education for citizenship and democracy. London: SAGE.
CE, Recommendation CM/Rec (2007). 13 of the Committee of Ministers to member states on gender mainstreaming in education, http://www.coe.int/t/e/human_rights/equality/091_CM_Rec(2007)13.pdf
DGIDC (2006). Boas práticas de cidadania: Nas áreas disciplinares, na formação cívica, em trabalhos de projecto e em actividades de complemento curricular. Lisboa:DGIDC/ME.
Nunes, M. T. (2007). Género e cidadania nas imagens de História. Lisboa:CIG.
Pinto, T. (coord.) et al. (2010). Guião de educação:Género e cidadania. 3º Ciclo. Lisboa:CIG.
Vieira, C. C. (2006). É menino ou menina? Género e educação em contexto familiar. Coimbra: Almedina.
Vieira, C. C. (2013). Educação familiar: Estratégias para a promoção da igualdade de género (3ª ed.). Lisboa:CIG.