Educação, Género e Cidadania

Ano
0
Ano lectivo
2016-2017
Código
01010043
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas, discussões em grande e em pequeno grupo, análise de indicadores oficiais nacionais e internacionais. Análises e debates sobre as políticas públicas promotoras da iguadade entre homens e mulheres. Análise de documentação produzida em fornecida gratuitamente pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Organização de debetaes temáticos com especialistas convidados em determinados assuntos, que correspondam aos interesses mais prementes dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc o estudante deve:

- Reflectir sobre a importância da categoria social género na modelação das relações individuais nos variados contextos de vida, relacionando-a com o exercício da cidadania de homens e mulheres.

- Discutir o carácter persuasivo dos estereótipos de género nas opções de ambos os sexos ao longo do ciclo de vida e identificar fragilidades da cidadania decorrentes dos mesmos.

- Analisar situações particulares nas quais as desigualdades de género são ainda visíveis, recorrendo a estatísticas oficiais produzidas por diversas instituições nacionais e internacionais.

- Identificar comportamentos passíveis de reforçar visões tradicionais sobre as características e as competências típicas de cada um dos sexos, habitualmente conducentes a situações de discriminação.

- Conceber estratégias a implementar, com vista a utilizar a educação como um importante mecanismo de mudança social, para o alcance efectivo da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Perspectiva de género em educação: clarificação de conceitos básicos e análise de indicadores disponíveis

2. O género como categoria social e como promotor de uma certa ‘ordem social’ baseada em estereotipias sexistas, prejudiciais a ambos os sexos em diferentes áreas da vida

3. Género e socialização na família e na escola: identificação de práticas diferenciais para rapazes e para raparigas em diferentes domínios

4. A construção da identidade de género e a (possível) incorporação de estereotipias sexistas por rapazes e raparigas

5. A perspectiva do mainstreaming de género e sua importância para as práticas educativas em diferentes contextos

6. Questões de género e cidadania numa análise crítica coextensiva à duração da vida

7. A transversalidade do género na intervenção educativa e a utilização dos Guiões de Educação “Género e Cidadania”

8. Políticas públicas promotoras da igualdade entre homens e mulheres e recomendações internacioanis rectificadas por Portugal neste domínio.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Coimbra Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Arthur, J., Davies, I., & Hahn, C. (Eds.).(2008). The SAGE handbook of education for citizenship and democracy. London: SAGE.

CE, Recommendation CM/Rec (2007). 13 of the Committee of Ministers to member states on gender mainstreaming in education, http://www.coe.int/t/e/human_rights/equality/091_CM_Rec(2007)13.pdf

DGIDC (2006). Boas práticas de cidadania: Nas áreas disciplinares, na formação cívica, em trabalhos de projecto e em actividades de complemento curricular. Lisboa:DGIDC/ME.

Nunes, M. T. (2007). Género e cidadania nas imagens de História. Lisboa:CIG.

Pinto, T. (coord.) et al. (2010). Guião de educação:Género e cidadania. 3º Ciclo. Lisboa:CIG.

Vieira, C. C. (2006). É menino ou menina? Género e educação em contexto familiar. Coimbra: Almedina.

Vieira, C. C. (2013). Educação familiar: Estratégias para a promoção da igualdade de género (3ª ed.). Lisboa:CIG.