Epistemologia das Ciências da Educação
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2016-2017
01010021
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Horas de contacto:
- Exposição, exploração de textos, imagens e videogramas;
- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.
Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e aprofundamento):
- Preparação e/ou continuação do trabalho apresentado nas horas de contacto
Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem):
- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento de tarefas.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os estudantes apreendam o modo científico de pensar e de agir como ancoragem para a sua actividade profissional e investigativa e para a atitude reflexiva que lhes deve estar associada. Nesse sentido, no final desta uc os estudantes deverão:
1. Conhecer e compreender especificidades do modo científico de pensar e de agir e, particularmente, especificidades que concernem ao modo de pensar e de agir no campo educativo;
2. Valorizar o modo científico de pensar e de agir e, particularmente o modo de pensar e de agir no campo educativo;
3. Analisar questões que o modo científico de pensar e de agir sugerem, para emitir opiniões consistentes, com particular destaque para questões que se levantam no campo educativo e para opiniões formadas ou a formar;
4. Delinear, de maneira esclarecida, responsável e crítica, possibilidades de intervenção e de investigação orientadas pelo modo científico de pensar e de agir.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
Conceito e objecto da Epistemologia
Ciência e Ciências da Educação
1. Uma incursão pelo pensamento e acção científica
1.1. Origem e evolução da ciência
1.2. Sentido e pressupostos do modo científico de pensar e agir
1.3. Método(s) para pensar e agir cientificamente
1.4. Atitude(s) e competência(s) científica(s)
1.5. Relações entre a ciência e a sociedade
2. Estatuto epistemológico das Ciências da Educação
2.1. Ciências exactas e naturais "versus" sociais e humanas?
2.2. Leitura paradigmática dos problemas educativos
2.3. O uso e acolhimento do senso-comum em Educação
2.4. As Ciências da Educação no cruzamento de diversas disciplinas fundamentais
3. Especificidades da abordagem científica em pedagogia
3.1. Ao nível da investigação educativa
3.2. Ao nível da intervenção educativa
Síntese
Revisão de conceitos centrais: Epistemologia, Ciência e Ciências da educação
A responsabilidade epistemológica do especialista em Educação.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bachelard, G. (1971/1984). A epistemologia. Lisboa: Edições 70.
Barzun, J. (2003). Da alvorada à decadência. Lisboa: Gradiva.
Boavida, J., & Amado, J. (2006). Ciências da Educação: Epistemologia, identidade e perspectivas. IUC
Bronowski, J., & Mazlisch, B. (1960/1988). A tradição intelectual do ocidente. Lisboa: Edições 70.
Carvalho, A. (1996). Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Afrontamento.
Damião da Silva, M. H. (2013). Epistemologia das Ciências da Educação. Caderno. Coimbra: UC.
Fomosinho, M., Boavida, J. & Damião, M. H (2013). Educação, perspetivas e desafios. Coimbra: IUC
Kuhn, T. (1962/2009). A estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Guerra e Paz.
Nagel, T. (1999). A última palavra. Lisboa: Gradiva.
O'Brien, D. (2013). Introdução à teoria do conhecimento. Lisboa: Gradiva
Popper, K. (1992) Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos.
Smart, B. (1993). A pós-modernidade. Lisboa: Europa-América.
Snow. P. C. (1965). As duas culturas. Lisboa: Europa-America.