Epistemologia das Ciências da Educação

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
01010021
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Horas de contacto:

- Exposição, exploração de textos, imagens e videogramas;

- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.

Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e aprofundamento):

- Preparação e/ou continuação do trabalho apresentado nas horas de contacto

Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem):

- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento de tarefas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes apreendam o modo científico de pensar e de agir como ancoragem para a sua actividade profissional e investigativa e para a atitude reflexiva que lhes deve estar associada. Nesse sentido, no final desta uc os estudantes deverão:

1. Conhecer e compreender especificidades do modo científico de pensar e de agir e, particularmente, especificidades  que concernem ao modo de pensar e de agir no campo educativo;

2. Valorizar o modo científico de pensar e de agir e, particularmente o modo de pensar e de agir no campo educativo;

3. Analisar questões que o modo científico de pensar e de agir sugerem, para emitir opiniões consistentes, com particular destaque para questões que se levantam no campo educativo e para opiniões formadas ou a formar;

4. Delinear, de maneira esclarecida, responsável e crítica, possibilidades de intervenção e de investigação orientadas pelo modo científico de pensar e de agir. 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

Conceito e objecto da Epistemologia

Ciência e Ciências da Educação

 

1. Uma incursão pelo pensamento e acção científica

1.1. Origem e evolução da ciência

1.2. Sentido e pressupostos do modo científico de pensar e agir

1.3. Método(s) para pensar e agir cientificamente

1.4. Atitude(s) e competência(s) científica(s)

1.5. Relações entre a ciência e a sociedade

 

2. Estatuto epistemológico das Ciências da Educação

2.1. Ciências exactas e naturais "versus" sociais e humanas?

2.2. Leitura paradigmática dos problemas educativos

2.3. O uso e acolhimento do senso-comum em Educação

2.4. As Ciências da Educação no cruzamento de diversas disciplinas fundamentais

 

3. Especificidades da abordagem científica em pedagogia

3.1. Ao nível da investigação educativa

3.2. Ao nível da intervenção educativa

 

Síntese

Revisão de conceitos centrais: Epistemologia, Ciência e Ciências da educação

A responsabilidade epistemológica do especialista em Educação.    

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Bachelard, G. (1971/1984). A epistemologia. Lisboa: Edições 70.

Barzun, J. (2003). Da alvorada à decadência. Lisboa: Gradiva.

Boavida, J., & Amado, J. (2006). Ciências da Educação: Epistemologia, identidade e perspectivas. IUC

Bronowski, J., & Mazlisch, B. (1960/1988). A tradição intelectual do ocidente. Lisboa: Edições 70.

Carvalho, A. (1996). Epistemologia das Ciências da Educação. Porto: Afrontamento.

Damião da Silva, M. H. (2013). Epistemologia das Ciências da Educação. Caderno. Coimbra: UC.

Fomosinho, M., Boavida, J. & Damião, M. H (2013). Educação, perspetivas e desafios. Coimbra: IUC

Kuhn, T. (1962/2009). A estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Guerra e Paz.

Nagel, T. (1999). A última palavra. Lisboa: Gradiva.

O'Brien, D. (2013). Introdução à teoria do conhecimento. Lisboa: Gradiva

Popper, K. (1992) Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos.

Smart, B. (1993). A pós-modernidade. Lisboa: Europa-América.

Snow. P. C. (1965). As duas culturas. Lisboa: Europa-America.