Educação Parental

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01010010
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sociologia da Educação (na compreensão da família como sistema social e a sua evolução enquanto tal); Psicologia da Educação (perceção da família como nicho de desenvolvimento da criança, influenciado e sendo influenciada).

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual pela docente. Prevê-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de Educação Parental e/ou Familiar.

Resultados de Aprendizagem

Contribuir para a formação inicial de  profissionais de Educação Parental, através de uma formação que os introduza e sensibilize para problemáticas que lhes permitam, ao nível do prosseguimento de estudos (através da

da realização da UOI em Educação Social e na temática da Educação Parental e/ou do prosseguimento de estudos de pós-graduação em Educação Parental) serem profissionais de Educação Parental a diferentes níveis.

No final desta UC o aluno deve ser capaz de:

1) caraterizar as singularidades e complexidades das famílias no séc. XXI

2) conhecer as recomedações políticas internacionais de apoio à parentalidade positiva

3) enquadrar legal e politicamente a Educação parental e Familiar em Portugal

4) reconhecer a necessidade de intervenções socioeducativas basedas em evidência em diferentes fases do ciclo vital da família.

 

Estágio(s)

Não

Programa

A Educação Parental como intervenção socioeducativa com os pais (pai e mãe) e a criança

1. A/s família/s no contexto sociohistórico e cultural do séc.XXI: papéis, desafios e necessidades

2. O paradigma construcionista como enquadramento para a intervenção socioeducativa com famílias

3. Enquadramento jurídico, social e político da Educação Familiar e Parental em Portugal

4. Tipologias de Educação Familiar e Parental

5. O perfil profissional do Educador Parental.

 

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Almeida, A., Gaspar, M., et al. (2012). Parent education interventions: Results from a national study in Portugal. The European Journal of Developmental Psychology, 9(1), 135-149.

Baumrind, D. (1996).The discipline controversy revisited. Family Relations, 45(4), 405-414.

Bronfenbrenner, U., & Ceci, (1994). Nature–nurture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological Review, 101(4),568–586.

Cruz, O. (2005). Parentalidade. Coimbra: Quarteto.

Doherty, W. (1995). Boundaries between parent and family education and family therapy: The levels of family involvement model. Family Relations, 44, 353-358.

Ferry, L. (2008). Famílias: Amo-vos. Lisboa:Temas e Debates

Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 61-98.