Identidades e Cidadania Digital

Ano
0
Ano lectivo
2015-2016
Código
01010004
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos.

Resultados de Aprendizagem

- desnvolver uma cultura de participção

- compreender os conceitos de apreendizagem (in)formal na web 

- caracterizar o cyberbullying

 

Estágio(s)

Não

Programa

Cidadania e cidadania digital

Novas tecnologias como instrumentos de conhecimento e de interação

Aprendizagem (in) Formal e redes sociais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%

Bibliografia

Area, M. & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo liquido: Las nuevas alfabetizaciones ante los câmbios culturales de la Web 2.0. Revista Comunicar – Revista Científica de Comunicación y Educación, nº 38, vol. XIX, marzo 2012, 13-20

Coll,C. & Monereo,C. (208) Psicologia de la educacion virtual. Madrid: Morata

Dias,P. & Osório,A. (2011) Aprendizagem (in) formal na web social.Braga: Centro Competencia da Universidade do Minho.

Pessoa, T. , Matos, A., Amado, J. (2011). Cyberbullying: do diagnóstico de necessidades à construção de um manual de formação. Sips – Revista Interuniversitária de Pedagogía Social, 18, 57-70