Identidades e Cidadania Digital
0
2015-2016
01010004
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos.
Resultados de Aprendizagem
- desnvolver uma cultura de participção
- compreender os conceitos de apreendizagem (in)formal na web
- caracterizar o cyberbullying
Estágio(s)
NãoPrograma
Cidadania e cidadania digital
Novas tecnologias como instrumentos de conhecimento e de interação
Aprendizagem (in) Formal e redes sociais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Bibliografia
Area, M. & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo liquido: Las nuevas alfabetizaciones ante los câmbios culturales de la Web 2.0. Revista Comunicar – Revista Científica de Comunicación y Educación, nº 38, vol. XIX, marzo 2012, 13-20
Coll,C. & Monereo,C. (208) Psicologia de la educacion virtual. Madrid: Morata
Dias,P. & Osório,A. (2011) Aprendizagem (in) formal na web social.Braga: Centro Competencia da Universidade do Minho.
Pessoa, T. , Matos, A., Amado, J. (2011). Cyberbullying: do diagnóstico de necessidades à construção de um manual de formação. Sips – Revista Interuniversitária de Pedagogía Social, 18, 57-70