Processos Educativos e Formativos Espaços Virtuais
1
2015-2016
02024403
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas relevantes, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como grandes finalidades dotar os futuros Mestres de capacidade de reflexão sobre as diversas dimensões da sociedade de informação e da comunicação
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ensinar, formar e aprender nos espaços virtuais
2. Jogos e VideoJogos
3. Comunidades de aprendizagem presenciais e em espaços virtuais
4. Bullying e Cyberbullying
5. Diários e Blogues
6. Recreios e Redes Sociais
7. Portefolios e e-Portefolios
8. Tutor e e-tutor
9. e-learning, b-learning e d-learning
10. Aprender com histórias, casos e narrativas digitais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de investigação: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Area, M. & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo liquido: Las nuevas alfabetizaciones ante los câmbios culturales de la Web 2.0. Revista Comunicar, nº 38, vol. XIX, 13-20
Cebrian, M & Gallego,M. (2011) Procesos educativos com Tics en la sociedad del conocimiento. Madrid: Pirâmide
Pessoa, T. , Matos, A. & Amado, J. (2012). Bullying e Cyberbullying – Da compreensão à formação de professores. Revista Nova Ágora, Nº 3, pp. 42-44
Pessoa, T. , Matos, A., Amado, J. (2011). Cyberbullying: do diagnóstico de necessidades à construção de um manual de formação. Sips – Revista Interuniversitária de Pedagogía Social, 18, 57-70.
Oliveira, R. & Pessoa, T.. & Taborda, Mª C. (2009) Aprender com os videojogos: a percepção dos jovens adultos. Actas do X Congresso Internacional Luso Galaico de Pisopedagogia (pp. 5483-5492). Braga: CIEd-Universidade do Minho.
Rodriguez Marcos, A. & Pessoa, T. (coord. ) (2011). A Vida nas Escolas – casos para formação de professores . Coimbra: Imprensa da Universidade