Processos Educativos e Formativos Espaços Virtuais

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024403
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas relevantes, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grandes finalidades dotar os futuros Mestres de capacidade de reflexão sobre as diversas dimensões da sociedade de informação e da comunicação

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ensinar, formar e aprender nos espaços virtuais

2. Jogos e VideoJogos

3. Comunidades de aprendizagem presenciais e em espaços virtuais

4. Bullying e Cyberbullying

5. Diários e Blogues

6. Recreios e Redes Sociais

7. Portefolios e e-Portefolios

8. Tutor e e-tutor

9. e-learning, b-learning e d-learning

10. Aprender com histórias, casos  e narrativas digitais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de investigação: 10.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Area, M. & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo liquido: Las nuevas alfabetizaciones ante los câmbios culturales de la Web 2.0. Revista Comunicar,  nº 38, vol. XIX, 13-20

Cebrian, M & Gallego,M. (2011) Procesos educativos com Tics en la sociedad del conocimiento. Madrid: Pirâmide

Pessoa, T. , Matos, A. & Amado, J. (2012). Bullying e Cyberbullying – Da compreensão à formação de professores. Revista Nova Ágora, Nº 3, pp. 42-44

Pessoa, T. , Matos, A., Amado, J. (2011). Cyberbullying: do diagnóstico de necessidades à construção de um manual de formação. Sips – Revista Interuniversitária de Pedagogía Social, 18, 57-70.

Oliveira, R. & Pessoa, T.. & Taborda, Mª C. (2009) Aprender com os videojogos: a percepção dos jovens adultos. Actas do X Congresso Internacional Luso Galaico de Pisopedagogia (pp. 5483-5492). Braga: CIEd-Universidade do Minho.

Rodriguez Marcos, A. & Pessoa, T.  (coord. ) (2011). A Vida nas Escolas – casos para formação de professores . Coimbra: Imprensa da Universidade