Dificuldades Especificas de Aprendizagem

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024396
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns

Métodos de Ensino

Método expositivo; estudo de casos; exercícios de avaliação de erros e dificuldades; treino com materiais de avaliação e de intervenção; planificação de programas reeducativos

Resultados de Aprendizagem

- conhecer e compreender a diversidade e complexidade das dificuldades específicas de aprendizagem

- caracterizar cada uma das dificuldades específicas de aprendizagem

- conhecer métodos e técnicas de avaliação psicopedagógica vocacionados para a identificação das dificuldades específicas de aprendizagem

- conhecer programas de intervenção educativa nas dificuldades específicas de aprendizagem

- analisar a evidência empírica de métodos e técnicas de intervenção nas dificuldades específicas de aprendizagem

- avaliar as dificuldades específicas de aprendizagem

- planificar intervenções educativas relativas às principais dificuldades específicas de aprendizagem e ajustadas às particularidades dos casos individuais

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: definição e delimitação do conceito de dificuldades específicas de aprendizagem; de um modelo clínico de identificação a um modelo educativo, centrado na resposta à intervenção

2. Leitura – Dificuldades aos níveis da descodificação, da fluência e da compreensão. Dislexia: caracterização, tipologias e etiologias; a avaliação, com destaque para o tipo de erros. A reeducação das dificuldades na leitura.

3. Escrita – Dificuldades na grafomotricidade, no processamento ortográfico e fonológico, e na composição de textos. Avaliação das dificuldades e reeducação.

4. Dificuldades não verbais - Distinção entre dificuldades de aprendizagem verbais e não verbais. Caracterização das dificuldades de aprendizagem não verbais.

4.1. Matemática – Dificuldades na contagem, na combinação de números, no cálculo aritmético e na resolução de problemas. Discalculia de desenvolvimento: caracterização e etiologias. Avaliação das dificuldades e reeducação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (60%) + Outra (40%): 100.0%

Bibliografia

-Cain, K., & Oakhill, J. (2007). Children’s comprehension problems in oral and written language. A cognitive perspective. New York: The Guilford Press.

-MacArthur, C. A., Graham, S., & Fitzgerald, J. (Eds.) (2006). Handbook of writing research. New York: Guilford Press.

Sprenger-Charolles, L., & Cole, P. (2013) (2ème ed.). Lecture et dyslexie. Paris: Dunod.

-Swanson, L., Harris, K. R., & Graham, S. (Eds.) (2013). Handbook of Learning Disabilities (2nd ed.). NY: Guilford Press.

-Tanguay, P. B. (2002). Dificuldades de aprendizagem não verbais na escola (I. M. P. H. Soares, Trad.). Porto: Porto Editora.