Teorias e Modelos de Formação de Professores

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024368
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino; Avaliação Educacional

Métodos de Ensino

Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos

Resultados de Aprendizagem

Na unidade curricular Teorias e Modelos da Formação de Professores pretende-se apresentar a formação de professores como uma área de conhecimento, de investigação e de prática. Neste sentido, são abordadas as orientações conceptuais e metodológicas que configuram a matriz disciplinar da formação de professores, as diferentes categorias de investigação neste domínio, as modalidades de formação e de avaliação, tendo como principais objectivos que os alunos:

Procedam à análise crítica dos principais paradigmas da investigação sobre o ensino e formação de professores

Conheçam as modalidades de formação e de avaliação.

Conheçam as diferentes estratégias da abordagem reflexiva na formação de professores.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1- Investigação sobre o ensino e formação de professores (Prof. Doutora Graça Bidarra)

1.1.  Paradigmas da investigação sobre o ensino

1.2.  Modelos de formação de professores

1.3.  Modelos de análise das práticas de formação


Módulo 2- Modalidades de formação e avaliação (Prof. Doutor Carlos Barreira)

2.1. Contextualização da formação contínua de professores

2.2. Modalidades de formação contínua de professores

2.3. Modelos de avaliação da formação


Módulo 3- Formação reflexiva de professores (Prof. Doutora Teresa Pessoa)

3.1. Em torno da reflexão, da educação e da formação: expressões e implicações

3.2. Tempos, narrativas, casos, histórias

3.3. Estratégias de educação reflexivas: casos, diários, autobiografias e portefólios

Docente(s) responsável(eis)

Maria Graça Amaro Bidarra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Mini Testes (75%) + Trabalho de síntese (25%): 100.0%

Bibliografia

Bidarra, M. G. (1996). Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (3), 133-163.

Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação Psychologica, Número Extra-Série, 417-437.

Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in hanging contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.

Houston, W. R. (Ed.) (1990). Handbook of research on teacher education. N. York : Macmillan

Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.

Pessoa Mendes, T (2001). Aprender a pensar como professor: Contributo da metodologia de casos na promoção da flexibilidade cognitiva. Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.