Teorias e Modelos de Formação de Professores
1
2014-2015
02024368
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino; Avaliação Educacional
Métodos de Ensino
Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos
Resultados de Aprendizagem
Na unidade curricular Teorias e Modelos da Formação de Professores pretende-se apresentar a formação de professores como uma área de conhecimento, de investigação e de prática. Neste sentido, são abordadas as orientações conceptuais e metodológicas que configuram a matriz disciplinar da formação de professores, as diferentes categorias de investigação neste domínio, as modalidades de formação e de avaliação, tendo como principais objectivos que os alunos:
Procedam à análise crítica dos principais paradigmas da investigação sobre o ensino e formação de professores
Conheçam as modalidades de formação e de avaliação.
Conheçam as diferentes estratégias da abordagem reflexiva na formação de professores.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo 1- Investigação sobre o ensino e formação de professores (Prof. Doutora Graça Bidarra)
1.1. Paradigmas da investigação sobre o ensino
1.2. Modelos de formação de professores
1.3. Modelos de análise das práticas de formação
Módulo 2- Modalidades de formação e avaliação (Prof. Doutor Carlos Barreira)
2.1. Contextualização da formação contínua de professores
2.2. Modalidades de formação contínua de professores
2.3. Modelos de avaliação da formação
Módulo 3- Formação reflexiva de professores (Prof. Doutora Teresa Pessoa)
3.1. Em torno da reflexão, da educação e da formação: expressões e implicações
3.2. Tempos, narrativas, casos, histórias
3.3. Estratégias de educação reflexivas: casos, diários, autobiografias e portefólios
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Mini Testes (75%) + Trabalho de síntese (25%): 100.0%
Bibliografia
Bidarra, M. G. (1996). Orientações paradigmáticas na investigação sobre o ensino e formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 30 (3), 133-163.
Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação Psychologica, Número Extra-Série, 417-437.
Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in hanging contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.
Houston, W. R. (Ed.) (1990). Handbook of research on teacher education. N. York : Macmillan
Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.
Pessoa Mendes, T (2001). Aprender a pensar como professor: Contributo da metodologia de casos na promoção da flexibilidade cognitiva. Tese de doutoramento não publicada. Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.