Politicas e Organizações Educativas
1
2015-2016
02024357
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a apresentação e discussão de textos e realização de trabalhos de grupo
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão sobre a construção sociopolítica da educação, salientando a importância da contextualização histórica, política e socioeconómica das políticas públicas de educação. Analisa as novas formas de regulação da educação, associadas ao desenvolvimento de um sistema multirregulador, salientando as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas. Pretende refletir sobre a complexidade dos processos de formulação e implementação das políticas educativas, os seus atores e instrumentos.
Resultados de aprendizagem:
Conhecer conceitos e referenciais teórico-concetuais de análise de políticas educativas
Analisar de forma crítica mudanças no papel do Estado e políticas educativas atuais.
Compreender os processos e os contextos de elaboração e implementação de políticas educativas, os seus atores e instrumentos
Entender as relações entre políticas educativas e administração educacional
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Estado, Educação e Políticas Públicas. Transformações da educação e da sociedade. Do Estado Educador ao Estado Regulador/ Avaliador.
2- Análise de políticas educativas: o ciclo de políticas educativas de Ball e Bowe ; a análise de políticas da educação de J. Codd .
3- Novas formas de regulação da ação pública em educação: novos atores, lógicas e instrumentos. Do global ao local.
4- Políticas Educativas e Nova Gestão Pública. Governança e Accountability.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 40.0%
Outra: 50.0%
Bibliografia
Ball, S. (2001). Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, 1, 2,99-116.
Barroso, J & Afonso, N (org.) (2011). Políticas Educativas. Mobilização do conhecimento e modos de regulação. Porto: FML
Codd, J (1988)The Construction and Deconstruction of Educational Policy Documents Journal of Education Policy, 3, 3, 235-247
Lima, L & Afonso (2002) Reformas da Educação Pública.. Porto: Afrontamento.
Mainardes, J (2006) A abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Educação e Sociedade, 27, 94, 47-69.
Olssen, M; Codd, J & O´Neill, A(2004) Education policy: Globalization, Citizenship & Democracy. London: Sage
Ozga, J. (2000) Investigação sobre Políticas Educacionais. Porto: Porto Editora
Teodoro, A (2010) Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Ed. Univ. Lusófonas