Politicas e Organizações Educativas

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024357
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

 

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a apresentação e discussão de textos e realização de trabalhos  de grupo

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por finalidade principal promover a reflexão sobre a construção sociopolítica da educação, salientando a importância da contextualização histórica, política e socioeconómica das políticas públicas de educação. Analisa as novas formas de regulação da educação, associadas ao desenvolvimento de um sistema multirregulador, salientando  as dinâmicas transnacionais e locais na regulação da educação e das organizações educativas. Pretende refletir sobre a complexidade dos processos de formulação e implementação das políticas educativas, os seus atores e instrumentos.

Resultados de aprendizagem:

Conhecer conceitos e referenciais teórico-concetuais de análise de políticas educativas

Analisar de forma crítica mudanças no papel do Estado e políticas educativas atuais.

Compreender  os processos e os contextos de elaboração e implementação de políticas educativas, os seus atores e instrumentos

Entender as  relações entre políticas educativas e administração educacional

Estágio(s)

Não

Programa

1- Estado, Educação e Políticas Públicas. Transformações da educação e da sociedade. Do Estado Educador ao Estado Regulador/ Avaliador.

2- Análise de políticas educativas: o ciclo de políticas educativas de Ball e Bowe ; a análise de políticas da educação de J. Codd .

3- Novas formas de regulação da ação pública em educação: novos atores, lógicas e instrumentos. Do global ao local.

4- Políticas Educativas e Nova Gestão Pública. Governança e Accountability.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Frequência: 40.0%
Outra: 50.0%

Bibliografia

Ball, S. (2001). Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, 1, 2,99-116.

Barroso, J & Afonso, N (org.) (2011). Políticas Educativas. Mobilização do conhecimento e modos de regulação. Porto: FML

Codd, J (1988)The Construction and Deconstruction of Educational Policy Documents Journal of Education Policy, 3, 3, 235-247

Lima, L & Afonso (2002) Reformas da Educação Pública.. Porto: Afrontamento.

Mainardes, J (2006)  A  abordagem do ciclo de políticas e suas contribuições para a análise da trajetória de políticas educacionais. Educação e Sociedade, 27,  94,  47-69.

Olssen, M; Codd, J & O´Neill, A(2004) Education policy: Globalization, Citizenship & Democracy. London: Sage

Ozga, J. (2000) Investigação sobre Políticas Educacionais. Porto: Porto Editora

Teodoro, A (2010) Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Ed. Univ. Lusófonas