Planificação e Intervenção Psicopedagógica
1
2015-2016
02024343
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicopedagogia das Aprendizagens escolares.
Métodos de Ensino
Método expositivo e discussão em grupo, acompanhados de trabalhos de pesquisa e de administração de provas pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Planificação e Intervenção Psicopedagógica encontra-se vocacionada para o contexto escolar e para as ligações que este pode estabelecer com outros contextos, no sentido da aquisição e consolidação de aprendizagens formais.
Assim, pretende-se que os estudantes desenvolvam competências de avaliação, de planificação e intervenção psicopedagógica, em particular em áreas específicas de aprendizagem escolar, nomeadamente nas que são relativas à leitura e à escrita. Neste âmbito, são estudados instrumentos de observação e de avaliação, bem como programas de desenvolvimento de estratégias facilitadoras das aprendizagens escolares.
Objectivos/competências:
- Conhecer diferentes modelos de avaliação psicopedagógica, suas vantagens e limitações;
- Compreender o papel dos educadores no processo de avaliação psicopedagógica;
- Aplicar instrumentos de avaliação psicopedagógica;
- Construir planos/programas de desenvolvimento de competências escolares.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - Avaliação psicopedagógica
1. Funções da avaliação psicopedagógica
2. Modelos: psicométrico, comportamental, referente ao desenvolvimento e dinâmico
3. Técnicas de avaliação: formais e informais
II - Planificação e intervenção psicopedagógica
1. Esquemas taxonómicos: Tipos de conhecimento e domínios e níveis de desenvolvimento
2. Planos de prevenção/intervenção psicopedagógica baseados em esquemas taxonómicos
3. Ortientação das práticas por planos de prevenção/intervençãopsicopedagógica e análise de desempenhos
III – Avaliação e intervenção em áreas específicas de aprendizagem escolar
Métodos, técnicas e provas de avaliação das competências pré-leitoras, da leitura, da escrita e da compreensão de textos
Programas de intervenção: 1) Leitura – desenvolvimento de competências linguísticas e de iniciação à leitura; 2) Compreensão de textos (o Progaram de Ribeiro et al. [2010]);3) Escrita de textos (o Self-Regulated Strategies Development [SRSD])
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Mini Testes (70%) + Outra (30%): 100.0%
Bibliografia
Anderson, L. & Krathwohl, D. (Eds.) (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. Addison Wesley Longman.
Andrews, J.J., Saklofske, D. H., & Jansen, H. L. (2001). Handbook of psychoeducational assesssment: Ability, achievement, and behavior in children. New York: Academic Press.
Raposo, N.V., Bidarra, M. G. & Festas, M. I. (Eds.) (1998), Dificuldades de desenvolvimento e aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Harris, K., Graham, S., Mason, L., & Friedlander, B. (2008). Powerful writing strategies for all students. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co.
Ribeiro, et al., (2010). Compreensão da leitura. Dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º ciclo do ensino básico. Coimbra: Almedina.
Steege, M. W., & Watson, T. S. (2009). Conducting school-based functional behavioral assessments: A practioner's guide (2nd ed.). New York: The Guilford Press.