Educação Familiar
1
2015-2016
02024332
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução às Ciências da Educação (para compreender a classificação epistemológica da disciplina das Ciências da Educação); Sociologia da Educação (na compreensão da família como sistema social e a sua evolução enquanto tal); Psicologia da Educação (perceção da família como nicho de desenvolvimento da criança, influenciado e sendo influenciada); Intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias (relevância da intervenção baseada em evidência e da Educação Familiar aos níveis da prevenção universal, selectiva e indicada); Educação e Formação de de Adultos (para o domínio dos métodos e estratégias de Educação de Adultos)
Métodos de Ensino
As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual pela docente. Preve-se ainda a apresentação de trabalhos pelos alunos e de testumunhos de profissionais de Educação Familiar.
Resultados de Aprendizagem
Contribuir para a formação inicial de profissionais de Educação Familiar, através de uma formação que os introduza e sensibilize para problemáticas que lhes permitam, ao nível do prosseguimento de estudos (através da realização de Seminário e Estágio na temática da Educação Familiar e/ou do prosseguimento de estudos de pós-graduação em Educação Familiar) serem profissionais de Educação Familiar a diferentes níveis:
• docência; formação profissional; investigação;
• concepção, implementação, gestão e avaliação de programas de intervenção;
• coordenadores; assessores e elaboradores de pareceres;
• concepção de candidaturas a projectos que impliquem a componente da intervenção em Educação Familiar
Estágio(s)
NãoPrograma
I. A Educação Familiar como intervenção socioeducativa com os pais (pai e mãe) e a criança.
1. A/s família/s no contexto sociohistórico e cultural do séc.XXI: papéis, desafios e necessidades.
2. O paradigma construcionista como enquadramento para a intervenção socioeducativa com famílias.
3. Enquadramento jurídico, social e político da Educação Familiar em Portugal.
4. Tipologias de Educação Familiar e Parental.
5. O perfil profissional do Educador Parental.
II. Processos de intervenção socioeducativa com famílias: a promoção das competências
1. Intervenções de qualidade com grupos de pais.
2. Intervenções individuais de qualidade com pais.
3. Os web-sites e a Educação Parental.
III. A avaliação da Educação Parental
1. A avaliação de necessidades.
2. A avaliação do processo.
3. A avaliação da eficácia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Doherty, W. (1995). Boundaries between parent and family education and family therapy. Family Relations, 44, 353-358.
Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem?. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (3), 61-98.
Gaspar, M. (2011). Educação parental e prevenção do risco na infância: Resposta milagre ou desafio incitador? In A. Almeida & N. Fernandes (Eds.) Intervenção com crianças, jovens e famílias: Estudos e práticas. Coimbra: Almedina.
Pourtois, J-P. (2011). Conclusion. In E.Catarsi & J.-P. Pourtois (Eds.). Les formations et les recherches en education familiale (pp.185-192). Paris: L’Harmattan.
Ramos, M. (2002). Educación Familiar: Una propuesta disciplinar y curricular. Málaga: Ediciones Aljibe.
Webster-Stratton, C., Gaspar, M., & Seabra-Santos, M. (2012). Incredible Years Parent, Teachers and Children’s Series: Transportability to Portugal(…). Psychosocial Intervention (Intervención Psicosocial, 21 (2), 157-169.