Comportamentos Anti-Sociais e Educação
1
2015-2016
02024321
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Dada a carga horária semanal destinada a esta unidade curricular optou-se por aulas teórico-práticas, predominando a exposição oral. Mas sempre que possível enriquece-se a exposição teórica com o recurso à análise de caso ou ocorrências concretas as quais podem ser projectos de investigação, ocorrências de tribunal ou notícias sobre temas relevantes para esta unidade curricular.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer uma visão global e crítica dos conhecimentos científicos atuais no domínio do comportamento anti-social, e das comp. necessárias para o desenvolvimento de pequenos projetos de investigação e/ou de intervenção bem como para a análise rigorosa dos mesmos. Particular ênfase será colocada nas suas aplicações à educação e à escola.
Entre as competências que, no fim deste curso, os alunos deverão ter adquirido contam-se as seguintes:
Conhecer a produção científica mais relevante no domínio dos comportamentos anti-sociais e desenvolver as competências necessárias para sobre eles formular um juízo crítico;
Saber utilizar conceitos, métodos e instrumentos necessários para um trabalho autónomo de investigação e/ou de intervenção nesse domínio;
Inventariar e examinar os fatores e processos, que contribuem para o aparecimento e continuidade/descontinuidade desses comportamentos e implicações pedagógicas e terapêuticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de comportamento anti-social e delinquência:- Conceitos afins- Relação entre comportamento anti-social e crime/delinquência- Comportamentos anti-sociais e educação.
2. Métodos e Instrumentos- Grande diversidade de metodologias importadas de diferentes disciplinas e exemplos de estudos- Instrumentos e formas complementares de recolha de informação.
3. Factores de risco do comportamento anti-social:- Heterogeneidade dos factores de risco- Factores ligados à família e Factores ligados à escola.
4. Heterogeneidade e classificação dos comportamentos anti-sociais.
5. Psicopatia.
6. Teorias do Comportamento Anti-social- Tipologia de teorias: sociológicas, criminológicas e psicológicas
7. Consumo de droga e comportamento anti-social.
8. Indisciplina e violência na escola.
9. Comportamento anti-social e formação de professores.
10. Intervenção psicossocial no domínio do comportamento anti-social e do crime.
11. Bibliografia
Docente(s) responsável(eis)
António Castro Fonseca
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação será feita no final do semestre e consistirá num teste com respostas de escolha múltipla que sobre toda a matéria exposta no decorrer das aulas. Poderá também haver algumas perguntas de desenvolvimento curto: 100.0%
Bibliografia
Cullen, F. T. & Agnew, R. (Ed.) (2006), Criminological theory: Past to present. Los Angeles: Roxbury Publishing.
Elliott, D. S., Hamburg, B. A. & Williams, K. R. (1998).Violence in schools: A new perspective. Cambridge: Cambridge University Press.
*Flannery, D., Vazonyi, A. & Waldman, I. (2007). The Cambridge handbook of violent behavior and aggression. Cambridge: Cambridge University Press.
*Fonseca, A. C. (2002) (Ed.). Comportamento Anti-social e Família. Coimbra: Almedina.
*Fonseca, A. C. (2004). Comportamento anti-social e crime: da infância à idade adulta. Coimbra: Almedina.
*Goldstein, A. P. & Conoley, J. C. (Eds.) (1997). School violence intervention. New York: The Guilford Press.
Hill, J. & Maughan, B. (Eds.) (2000). Conduct disorders in childhood and adolescence. Cambridge: Cambridge University Press.
Lawrence, R. (1998). School crime and juvenile justice. Oxford: Oxford University Press.
Sprick (2013). Discipline in the secondary classroom. S. Francisco: John Wiley.