Ambientes Virtuais de Aprendizagem
1
2015-2016
02024310
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Sem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino tem duas partes, uma primeira de exposição ou de debate e uma segunda de exploração de ambientes virtuais ou de ferramentas para a criação de e-conteúdos.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc incide sobre ambientes virtuais de aprendizagem-AVA-e a criação e dinamização de comunidades de aprendizagem online. Caracterizam-se plataformas de gestão de aprendizagem,como Blackboard, Moodle e TelEduc, de apoio ao ensino presencial, blended-learning e a distância.Aborda-se o papel do professor e dos alunos online. Caracterizam-se os ambientes virtuais de aprendizagem em 3D,como o Second Life,e as exigências dos seus cenários, dos avatares e das atividades na sensação de imersão.Apresentam-se as gerações de ensino a distância,os modelos de EaD,e as fases de aprendizagem online.Por fim, introduzem-se ferramentas para elaboração de e-conteúdos.
Os alunos desenvolvem as seguintes competências:distinguem os conceitos de EaD,b-learning,AVA,LMS e metaversos.Identificam características das plataformas de gestão de aprendizagem e da imersão em ambientes virtuais 3D.Discriminam as gerações de ensino a distância,os modelos de EaD,e as fases de aprendizagem online.Criam e-conteúdo
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ambientes Virtuais de Aprendizagem
1.1 Conceito
1.2 Comunidades de Aprendizagem Online
2. Plataformas de Gestão de Aprendizagem
2.1 Componentes
2.2 Apoio ao Ensino Presencial e a Distância
2.3 Papel do Professor e dos Alunos Online
3. Metaversos: Mundos Virtuais em 3D
3.1 Second Life
3.2 Avatares
3.3 Imersão
4. Ensino a Distância
4.1 Gerações de Ensino a Distância
4.2 Modelos de Ensino a Distância
4.3 Fases na Aprendizagem Online
4.4 e-Conteúdos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Frequência: 40.0%
Projecto: 40.0%
Bibliografia
Carvalho, A. A. (2008). Os LMS no Apoio ao Ensino Presencial: dos conteúdos às interacções. Revista Portuguesa de Pedagogia, 42(2), 101-122.
Carvalho, A. A., & Gomes, T. (2012). Comunidades de aprendizagem online em contextos formais e não formais. In M. Flores & F. Ilídio (orgs), Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas (pp. 121-147). Santo Tirso: DeFacto.
Heydenrych, J. F., & Prinsloo, P. (2010). Revisiting the five generations of distance education: Quo vadis? Progressio, 32 (1), 5-26.
Paloff, R. M., & Pratt, K. (2002). Construindo comunidades no ciberespaço. Estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed.
Salmon, G. (2011). E-moderating. Routledge.
Schlemmer, E., & Backes, L. (2008). Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 24, 519-532.