Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal e Social na Adultez e Velhice

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024267
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.

Métodos de Ensino

Exposições; trabalho de grupo; discussões socráticas; portefólio; revisões bibliográficas.

Resultados de Aprendizagem

Com esta uc pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de ajudarem os adultos a compreenderem-se melhor a si próprios, aos outros e a situarem-se melhor na comunidade e no mundo.

Findo o programa de estudos, o/a mestrando/a, em termos de resultados de aprendizagem:

1. Identifica e compreende conceitos e princípios gerais que orientam o desenvolvimento pessoal e social na adultez e velhice.

2. Conhece e discute os quadros teóricos mais relevantes para a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do adulto e do idoso.

3. Identifica e compreende as principais dimensões desenvolvimentistas inerentes às teorias da aprendizagem do adulto.

4. Promove o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, fomenta o pensamento reflexivo e a ligação à comunidade, numa perspetiva de potenciação do desenvolvimento e da educação ao longo da vida. 

5. Conhece e compreende os principais modelos e programas promotores do envelhecimento bem-sucedido e da qualidade de vida das pessoas de idade.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Conceitos e fundamentos da aprendizagem e desenvolvimento na adultez e velhice

Aprendizagem, desenvolvimento e educação de adultos e idosos: questões terminológicas

Principais determinantes e princípios metateóricos

Interligar a aprendizagem e o desenvolvimento

II. Teorias-chave para a praxis transformativa

Teorias construtivo-desenvolvimentistas

Modelos de aprendizagem experiencial

Teoria da aprendizagem transformativa

Modelos do desenvolvimento cognitivo

III. Educar adultos e idosos com objetivos desenvolvimentistas e de participação social

Compreender o conhecimento como um processo dialógico

Fomentar a capacidade de aprender continuamente

Desenvolver a iniciativa e a autoria pessoal

Promover a ligação aos outros e à comunidade

IV. Potenciar o desenvolvimento e a integração na idade adulta avançada

A revolução gerontológica

Modelos de envelhecimento bem-sucedido e qualidade de vida

Sentido da vida e espiritualidade

Educar para o processo de perda e de luto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + Outra (50%): 100.0%

Bibliografia

Merriam, S. B., Caffarella, R. S. & Baumgarten (2007). Learning in adulthood: A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass

Mezirow, J. & Associates (2000). Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.

Oliveira, A. L. (2007). Desenvolvimento do pensamento reflexivo e educação de adultos. In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação. Coimbra: Edições Almedina.

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.

Simões, A. (2007). O que é a educação?  In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação: Novos e velhos temas. Coimbra: Almedina.

Taylor, K., Marienau, C. Fiddler, M. (2000). Developing adult learners: Strategies for teachers and trainers. San Francisco: Jossey-Bass.

Vandenplas-Holper, C. (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice: Maturidade e sabedoria. Porto: Edições ASA