Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal e Social na Adultez e Velhice
1
2015-2016
02024267
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
Exposições; trabalho de grupo; discussões socráticas; portefólio; revisões bibliográficas.
Resultados de Aprendizagem
Com esta uc pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de ajudarem os adultos a compreenderem-se melhor a si próprios, aos outros e a situarem-se melhor na comunidade e no mundo.
Findo o programa de estudos, o/a mestrando/a, em termos de resultados de aprendizagem:
1. Identifica e compreende conceitos e princípios gerais que orientam o desenvolvimento pessoal e social na adultez e velhice.
2. Conhece e discute os quadros teóricos mais relevantes para a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do adulto e do idoso.
3. Identifica e compreende as principais dimensões desenvolvimentistas inerentes às teorias da aprendizagem do adulto.
4. Promove o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, fomenta o pensamento reflexivo e a ligação à comunidade, numa perspetiva de potenciação do desenvolvimento e da educação ao longo da vida.
5. Conhece e compreende os principais modelos e programas promotores do envelhecimento bem-sucedido e da qualidade de vida das pessoas de idade.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Conceitos e fundamentos da aprendizagem e desenvolvimento na adultez e velhice
Aprendizagem, desenvolvimento e educação de adultos e idosos: questões terminológicas
Principais determinantes e princípios metateóricos
Interligar a aprendizagem e o desenvolvimento
II. Teorias-chave para a praxis transformativa
Teorias construtivo-desenvolvimentistas
Modelos de aprendizagem experiencial
Teoria da aprendizagem transformativa
Modelos do desenvolvimento cognitivo
III. Educar adultos e idosos com objetivos desenvolvimentistas e de participação social
Compreender o conhecimento como um processo dialógico
Fomentar a capacidade de aprender continuamente
Desenvolver a iniciativa e a autoria pessoal
Promover a ligação aos outros e à comunidade
IV. Potenciar o desenvolvimento e a integração na idade adulta avançada
A revolução gerontológica
Modelos de envelhecimento bem-sucedido e qualidade de vida
Sentido da vida e espiritualidade
Educar para o processo de perda e de luto
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + Outra (50%): 100.0%
Bibliografia
Merriam, S. B., Caffarella, R. S. & Baumgarten (2007). Learning in adulthood: A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass
Mezirow, J. & Associates (2000). Learning as transformation: Critical perspectives on a theory in progress. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Oliveira, A. L. (2007). Desenvolvimento do pensamento reflexivo e educação de adultos. In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação. Coimbra: Edições Almedina.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.
Simões, A. (2007). O que é a educação? In A. C. Fonseca, M. J. Seabra-Santos & M. F. Gaspar (Eds.), Psicologia e educação: Novos e velhos temas. Coimbra: Almedina.
Taylor, K., Marienau, C. Fiddler, M. (2000). Developing adult learners: Strategies for teachers and trainers. San Francisco: Jossey-Bass.
Vandenplas-Holper, C. (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice: Maturidade e sabedoria. Porto: Edições ASA