Prevenção e Intervenção Precoce em Populações de Risco
1
2015-2016
02024256
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os estudantes devem possuir competências intermédias de escrita/conversação em língua Portuguesa, Inglês e Castelhano
Métodos de Ensino
Nesta Unidade Curricular privilegiam-se os métodos activo e expositivo, embora sejam mobilizados diversos métodos e estratégias nas aulas. Tendo em consideração o teor teórico-prático da Unidade Curricular serão abordados casos práticos, debatidas intervenções, analisados documentos legais e contrastadas práticas, sendo neste contexto priviligiado o método ativo. À exposição de conteúdos acresce ainda a utilização dos métodos interrogativo (e.g. análise de práticas) e demonstrativo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os/as alunos/as demonstrem ter adquirido conhecimentos e desenvolvidas as competências necessárias à planificação, intervenção e avaliação de modelos e programas de prevenção/intervenção em Populações de Risco. Os/as estudantes devem, igualmente, proceder à análise crítica de documentos que suportam as medidas destinadas a Populações em Risco
Estágio(s)
NãoPrograma
TEMA 1 Âmbito
Finalidades da unidade curricular; Definição dos conceitos-chave; Fundamentos da pertinência da prevenção e da intervenção precoce em populações de risco
TEMA 2 Prevenção e Intervenção Precoce em Populações de Risco: A Infância
Risco(s) na Infância; Modelos de prevenção e de intervenção precoce; Projectos e práticas de prevenção e intervenção; Enquadramento legal; Tendências prospectivas de prevenção e de intervenção
TEMA 3 PIPPR: A Adolescência
Risco(s) na Adolescência; Modelos de prevenção e de intervenção; Projectos e práticas de prevenção e intervenção; Enquadram´
«nto legal; Tendências prospectivas de prevenção e de intervenção
TEMA 4 PIPPR: A Adultez
Risco(s) na Adultez; Modelos de prevenção e de intervenção; Projectos e práticas de prevenção e intervenção; Enquadramento legal, tendências prospetivas
TEMA5 PIPPR: A velhice
Modelos de prevenção e de intervenção; Projectos e práticas de prevenção e de intervenção; Enquadramento legal, tendências prospetivas
Docente(s) responsável(eis)
Sónia Cristina Mairos Baptista Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência (50%) + Projeto (50%) ou Exame (100%): 100.0%
Bibliografia
Bairrão, R.; Almeida, I.(2002). Contributo para o estudo das práticas de intervenção precoce em Portugal . Lisboa: DEBM. Educação.
Breia, G.; Almeida, I.; & Colôa, J. (2004). Conceitos e práticas em intervenção precoce. Lisboa: Ministério da Educação.
Canha, J. (2000). Criança maltratada: o papel de uma pessoa de referência na sua recuperação – estudo
prospectivo de 5 anos. Coimbra: Quarteto.
Fontaine, A. (2000), (Ed.), Parceria família: escola e desenvolvimento da criança. Porto. Edições ASA.
Igra, V., & Irwin, C. (1996). Theories of adolescent risk-taking behavior. In R. DiClemente, W. Hansen, & L. Ponton, Handbook of adolescent health risk behavior (pp. 35-52). New York: Plenum Press.
Meisels, S. & Shonkoff, J. (Eds.). Handbook of early childhood intervention (pp. 196-216). New York: Cambridge University Press.
Rodrigues, E. (1997). Menores em risco: que família de origem? In M. Carneiro. Crianças de risco. Lisboa:Instituto Superior de ciências Sociais e Politicas.