Modelos e Práticas de Educação e Formação de Adultos

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024233
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns

Métodos de Ensino

Exposições debates; trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;  Relatos biográficos

Resultados de Aprendizagem

Debater a evolução histórica do pensamento e das práticas da Educação e Formação de Adultos

• Compreender e comparar alguns dos modelos teóricos concebidos especificamente para a Educação e Formação de Adultos

• Caracterizar as políticas públicas, nacionais e europeias, de Educação e Formação de Adultos, problematizando, à luz dos modelos teóricos estudados, as práticas que delas resultam

• Planificar, desenvolver e avaliar actividades de Educação e Formação que melhor sirvam os projectos de vida e as necessidades individuais e colectivas das pessoas adultas

Estágio(s)

Não

Programa

1. Educação e Formação de Adultos: perspectivas históricas e conceptuais.

a. Os modelos de “Educação para a Vida” e da “Promoção Social”

b. Contributos da UNESCO para a delimitação das dimensões ideológica e tecnológica

c. A Educação de Adultos no âmbito da Educação Permanente

d. Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida

2. Tendências recentes e especificidade da Educação e Formação de Adultos

3.  Modelos e práticas de Educação e Formação de Adultos

a.  Andragogia

b.  Aprendizagem Transformativa

c.   Círculos de Cultura

d.   Histórias de Vida

4. A Validação de Adquiridos como organizador da oferta e procura de Educação e Formação de Adultos

5.  Reconhecimento, Validação e Certificação de Saberes e Competências: finalidades e metodologias

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + Outra (50%): 100.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2013). Estrategias, retos y recursos para los orientadores en el escenario de la educación y formación a lo largo de la vida. In P. Figuera Lazo, Orientación Professional y Transiciones en el Mundo Global, (pp. 21-50). Barcelona: Laertes.

Alcoforado, L. (2012). Educação e Formação de Adultos em Portugal, na Actualidade. Um olhar a partir da investigação. Educação & Emprego, 4, 14-19.

Alcoforado, L. (2012). As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: o desafio de promover uma auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. In J. L. Cunha e P. P. Vicentini, Pesquisa (Auto)Biográfica, Temas Transversais. (pp. 29-54). Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB.

Alcoforado, L. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de Educação e Formação de Adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.