Modelos e Práticas de Educação e Formação de Adultos
1
2014-2015
02024233
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns
Métodos de Ensino
Exposições debates; trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo; Relatos biográficos
Resultados de Aprendizagem
Debater a evolução histórica do pensamento e das práticas da Educação e Formação de Adultos
• Compreender e comparar alguns dos modelos teóricos concebidos especificamente para a Educação e Formação de Adultos
• Caracterizar as políticas públicas, nacionais e europeias, de Educação e Formação de Adultos, problematizando, à luz dos modelos teóricos estudados, as práticas que delas resultam
• Planificar, desenvolver e avaliar actividades de Educação e Formação que melhor sirvam os projectos de vida e as necessidades individuais e colectivas das pessoas adultas
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Educação e Formação de Adultos: perspectivas históricas e conceptuais.
a. Os modelos de “Educação para a Vida” e da “Promoção Social”
b. Contributos da UNESCO para a delimitação das dimensões ideológica e tecnológica
c. A Educação de Adultos no âmbito da Educação Permanente
d. Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida
2. Tendências recentes e especificidade da Educação e Formação de Adultos
3. Modelos e práticas de Educação e Formação de Adultos
a. Andragogia
b. Aprendizagem Transformativa
c. Círculos de Cultura
d. Histórias de Vida
4. A Validação de Adquiridos como organizador da oferta e procura de Educação e Formação de Adultos
5. Reconhecimento, Validação e Certificação de Saberes e Competências: finalidades e metodologias
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (50%) + Outra (50%): 100.0%
Bibliografia
Alcoforado, L. (2013). Estrategias, retos y recursos para los orientadores en el escenario de la educación y formación a lo largo de la vida. In P. Figuera Lazo, Orientación Professional y Transiciones en el Mundo Global, (pp. 21-50). Barcelona: Laertes.
Alcoforado, L. (2012). Educação e Formação de Adultos em Portugal, na Actualidade. Um olhar a partir da investigação. Educação & Emprego, 4, 14-19.
Alcoforado, L. (2012). As Histórias de Vida na Educação e Formação de Adultos: o desafio de promover uma auto(eco)confrontação transformativa e emancipatória. In J. L. Cunha e P. P. Vicentini, Pesquisa (Auto)Biográfica, Temas Transversais. (pp. 29-54). Natal, Porto Alegre, Salvador: EDUFRN, ediPUCRS, EDUNEB.
Alcoforado, L. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de Educação e Formação de Adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.