Fundamentos Teóricos de Educação

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
02024134
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Espanhol
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais na área da educação, filosofia e história obtidos num primeiro ciclo de estudos.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de breves análises de textos; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo ministrado nas aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados e/ou elaboração de trabalho de revisão sobre temática previamente definida.

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, esclarecer e aprofundar fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num momento posterior, busca-se uma compreensão da educação na sua relação com a evolução da sociedade. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas da atual educação. Assim, os estudantes devem:

- Discorrer sobre o papel e a importância dos fundamentos teóricos da educação.

- Refletir sobre a educação numa perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.

- Analisar práticas educativas à luz das condições a que estão sujeitas.

- Explicitar as principais características das práticas educativas contemporâneas.

- Posicionar-se fundamentadamente sobre as principais problemáticas da educação atual.    

Estágio(s)

Não

Programa

1.FUNDAMENTOS ANTROPO-ONTOLÓGICOS

1.1.Enraizamento cósmico e emergência humana

1.1.1.Enraizamento personológico relacional

1.1.2.Educação, personalidade e caráter

1.2.Fins e valores na Educação

1.2.1.Operatividade da teleologia educacional

1.2.2.Complexidade e antinómica educacional

1.3.Educação:realidade/processo-projeto

1.3.1.Agentes:funções e condicionalismos

1.3.2.Contextos e processos (des)educativos

2.FUNDAMENTOS SOCIO-POLÍTICOS

2.1.Sociedade e paradigmas educacionais

2.1.1.Revoluções, Cartas e Declarações de Direitos

2.1.2.Liberalismo clássico, social e neoliberalismo

2.1.3.Studia Humanitatis, Ilustração e emancipação

2.2.Sociedades abertas e educação

2.2.1.“25 de abril” e LBSE

2.2.2.Globalização: normalização/abertura

2.2.3.Sociedade do Conhecimento

2.2.4.Pós-modernidade e educação

3.FUTURO E EDUCAÇÃO

3.1.In/tegração/clusão e desintegração/exclusão

3.2.Cidadania/despolitização

3.3.Neoliberalismo e, consu(b)missão

3.4.STEM/STEAM

3.5.Desescolarização?

3.6.A “educação ecojusta”.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

Biesta, G. J. J. (2015). What is education for? On good education, teacher judgement, and educational professionalism. European Journal of Education, 50(1), 76-87.

Biesta, G. J. J. (2018). O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação, 41(1), 21-29.

Giroux, H.A. (2011). Contra o terror do neoliberalismo. Mangualde: Edições Pedago.

Harari, Y. N. (2018). 21 lições para o século XXI. Amadora: Elsinore.

Martusewicz, R. A., Edmundson, J. & Lupinacci, J. (2011). EcoJustice Education: Toward diverse, democratic and sustainable communities. New York: Routledge.

Peris, H. B., Amilburu, M. G. , Cabanas, J. M. Q. & Corbella, M. R. (2008). Antropologia de la educación. Barcelona: Editorial Síntesis.

Reis, C. & Formosinho, M. (2021). A teleologia educacional como foco crítico da desconstrução pós-moderna. In A. L Oliveira, J. A. Schütz & M. A. F. Amaral (orgs.), Vozes da educação. Pesquisas e escritas contemporâneas, V. 2 (pp. 97-115). Cruz Alta: Editora Ilustração.