Fundamentos Teóricos de Educação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02024134
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base  exigidos para o sucesso dos objetivos definidos são a História, a Filosofia e a Teoria da Educação, bem como a capacidade de análise e reflexão de conceitos, textos, ideias e práticas educativas numa perspetiva teórica.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de breves análises de textos; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo ministrado nas aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados e/ou elaboração de trabalho de revisão sobre temática previamente definida.

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, esclarecer e aprofundar fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num momento posterior, busca-se uma compreensão da educação na sua relação com a evolução da sociedade. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas da atual educação. Assim, os estudantes devem:

- Discorrer sobre o papel e a importância dos fundamentos teóricos da educação.

- Refletir sobre a educação numa perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.

- Analisar práticas educativas à luz das condições a que estão sujeitas.

- Explicitar as principais características das práticas educativas contemporâneas.

- Posicionar-se fundamentadamente sobre as principais problemáticas da educação atual.   

Estágio(s)

Não

Programa

1. PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Aproximações fenomenológicas à educação: natureza e conceito(s)

O sentido antropológico da Educação

A complexidade do ato e do processo educativo

Fins e valores na Educação

Os protagonistas do processo educativo

Dimensão política da Educação

2.EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E SOCIEDADE

Liberalismo e educação liberal: a educação face à liberdade, igualdade e o ensino público e privado

A educação no Portugal contemporâneo: as características e as problemáticas inerentes à lenta expansão da escolarização.

 Modernidade e pós-modernidade em educação: da regularidade e determinismo e da complexidade e transdisciplinaridade Aspetos da educação internacional contemporânea: características e tendências de diferentes sistemas educativos

A Europa e a educação

3.PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS ATUAIS

Educação e sociedade do conhecimento

A educação e democracia

Igualdade/desigualdade e inclusão/exclusão

Educação, cidadania e participação

Família e escola

Educação não-formal.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apresentação: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Aretio, G. , Corbella, M.., & Blanco, M. (2009). Claves para la educación. Actores, agentes y escenarios en la sociedade actual. Madrid: Narcea/Uned.

Cabanas, J.  (2002). Teoria da Educação. Concepção antinómica da educação. Porto: Edições Asa.

Carr, D. (2005). El sentido de la educación. Una introducción a la filosofia y a la teoria de la educación y de la enseñanza. Barcelona: Graó.

Ferreira, A. G. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, Natal, EDUFRN, v. 40, n. 26, jan./jun. pp 19-30.

Formosinho, M., Boavida, J., & Damião, M. H. (2013). Educação, perspectivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Magalhães, J.  (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa/ Unidade de I&D de Ciências da Educação.

Meyer, J. W., & Ramirez, F. O. (2010). La educación en la sociedad mundial. Teoria institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporâneos.Barcelona:Ediciones Octaedro.