Fundamentos Teóricos de Educação
1
2018-2019
02024134
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base exigidos para o sucesso dos objetivos definidos são a História, a Filosofia e a Teoria da Educação, bem como a capacidade de análise e reflexão de conceitos, textos, ideias e práticas educativas numa perspetiva teórica.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de breves análises de textos; a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas; a elaboração de questões sobre o conteúdo ministrado nas aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados e/ou elaboração de trabalho de revisão sobre temática previamente definida.
Resultados de Aprendizagem
Nesta Unidade Curricular pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, esclarecer e aprofundar fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num momento posterior, busca-se uma compreensão da educação na sua relação com a evolução da sociedade. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas da atual educação. Assim, os estudantes devem:
- Discorrer sobre o papel e a importância dos fundamentos teóricos da educação.
- Refletir sobre a educação numa perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.
- Analisar práticas educativas à luz das condições a que estão sujeitas.
- Explicitar as principais características das práticas educativas contemporâneas.
- Posicionar-se fundamentadamente sobre as principais problemáticas da educação atual.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Aproximações fenomenológicas à educação: natureza e conceito(s)
O sentido antropológico da Educação
A complexidade do ato e do processo educativo
Fins e valores na Educação
Os protagonistas do processo educativo
Dimensão política da Educação
2.EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E SOCIEDADE
Liberalismo e educação liberal: a educação face à liberdade, igualdade e o ensino público e privado
A educação no Portugal contemporâneo: as características e as problemáticas inerentes à lenta expansão da escolarização.
Modernidade e pós-modernidade em educação: da regularidade e determinismo e da complexidade e transdisciplinaridade Aspetos da educação internacional contemporânea: características e tendências de diferentes sistemas educativos
A Europa e a educação
3.PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS ATUAIS
Educação e sociedade do conhecimento
A educação e democracia
Igualdade/desigualdade e inclusão/exclusão
Educação, cidadania e participação
Família e escola
Educação não-formal.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Mini Testes: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apresentação: 50.0%
Bibliografia
Aretio, G. , Corbella, M.., & Blanco, M. (2009). Claves para la educación. Actores, agentes y escenarios en la sociedade actual. Madrid: Narcea/Uned.
Cabanas, J. (2002). Teoria da Educação. Concepção antinómica da educação. Porto: Edições Asa.
Carr, D. (2005). El sentido de la educación. Una introducción a la filosofia y a la teoria de la educación y de la enseñanza. Barcelona: Graó.
Ferreira, A. G. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, Natal, EDUFRN, v. 40, n. 26, jan./jun. pp 19-30.
Formosinho, M., Boavida, J., & Damião, M. H. (2013). Educação, perspectivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Magalhães, J. (2010). Da cadeira ao banco. Escola e modernização (Séculos XVIII-XX). Lisboa: Educa/ Unidade de I&D de Ciências da Educação.
Meyer, J. W., & Ramirez, F. O. (2010). La educación en la sociedad mundial. Teoria institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporâneos.Barcelona:Ediciones Octaedro.