Fundamentos Teóricos de Educação

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024134
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos de base  exigidos para o sucesso dos objetivos definidos são a História, a Filosofia e a Teoria da Educação, bem como a capacidade de análise e reflexão de conceitos, textos, ideias e práticas educativas numa perspetiva teórica    

Métodos de Ensino

Haverá lugar para o exercício de uma multiplicidade de metodologias de trabalho, com especial destaque para a exposição, a leitura e análise (individual e grupal) de artigos e textos, a discussão/debate e o estudo individual.

Resultados de Aprendizagem

Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, aprofundar e esclarecer fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num segundo momento, estes fundamentos são revisitados na perspetiva da relação entre história e cultura. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas em educação.

Pretendem-se os seguintes resultados de aprendizagem:

- Discorrer sobre (o papel e a importância d)os fundamentos teóricos da educação.

- Refletir sobre a educação desde uma perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.

- Desenvolver as capacidades de reflexão, análise, interpretação, investigação e argumentação sobre problemáticas educativas contemporâneas.

- Analisar teorias e políticas no âmbito da Educação.  

Estágio(s)

Não

Programa

1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Pressupostos antropológicos da Educação

A Educação como realidade e como processo

Fins e valores na Educação

Os protagonistas do processo educativo

A dimensão política da Educação

 

2. EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA

Liberalismo e educação liberal

A educação no Portugal contemporâneo

Modernidade e pós-modernidade em educação

Aspetos da educação internacional contemporânea

A Europa e a educação

 

3. PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS ATUAIS

Educação e sociedade do conhecimento

A educação e democracia

Igualdade/desigualdade e inclusão/exclusão

Educação e cidadania

Família e escola

Educação não-formal

    

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Francisco de Sousa Reis

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Trabalho de investigação (65%) + Trabalho de síntese (35%): 100.0%

Bibliografia

Carr, David (2005). El sentido de la educación. Una introducción a la filosofia y a la teoria de la educación y de la enseñanza. Barcelona: Graó.

- Aretio, G. A. , Corbella, M. R. & Blanco, M. G. (2009). Claves para la educación. Actores, agentes y escenarios en la sociedade actual. Madrid: Narcea/Uned.

- Peris, H. B., Amilburu, M. G. , Cabanas, J. M. Q. & Corbella, M. R. (2008). Antropologia de la educación. Barcelona: Editorial Síntesis.

- Quintana Cabanas, J. M. (2002). Teoria da Educação. Concepção antinómica da educação. Porto: Edições Asa.

- Boavida, J. & Garcial del Dujo, A. (Coord.) (2007). Teoria da Educação. Contributos Ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade.

- Formosinho, M. , Boavida, J. & Damião, M. H. (2013). Educação, perspectivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.