Fundamentos Teóricos de Educação
1
2015-2016
02024134
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base exigidos para o sucesso dos objetivos definidos são a História, a Filosofia e a Teoria da Educação, bem como a capacidade de análise e reflexão de conceitos, textos, ideias e práticas educativas numa perspetiva teórica
Métodos de Ensino
Haverá lugar para o exercício de uma multiplicidade de metodologias de trabalho, com especial destaque para a exposição, a leitura e análise (individual e grupal) de artigos e textos, a discussão/debate e o estudo individual.
Resultados de Aprendizagem
Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se possibilitar a reflexão e análise crítica dos princípios, conceitos e temas estruturantes da educação. Neste contexto, começa-se por explorar, aprofundar e esclarecer fundamentos teóricos sobre os pressupostos antropológicos, a natureza, os fins e os valores da educação, sem esquecer os seus protagonistas e a sua dimensão política. Num segundo momento, estes fundamentos são revisitados na perspetiva da relação entre história e cultura. Finalmente, analisam-se algumas problemáticas em educação.
Pretendem-se os seguintes resultados de aprendizagem:
- Discorrer sobre (o papel e a importância d)os fundamentos teóricos da educação.
- Refletir sobre a educação desde uma perspetiva histórica e filosófica para lhe descobrir o sentido.
- Desenvolver as capacidades de reflexão, análise, interpretação, investigação e argumentação sobre problemáticas educativas contemporâneas.
- Analisar teorias e políticas no âmbito da Educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Pressupostos antropológicos da Educação
A Educação como realidade e como processo
Fins e valores na Educação
Os protagonistas do processo educativo
A dimensão política da Educação
2. EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA
Liberalismo e educação liberal
A educação no Portugal contemporâneo
Modernidade e pós-modernidade em educação
Aspetos da educação internacional contemporânea
A Europa e a educação
3. PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS ATUAIS
Educação e sociedade do conhecimento
A educação e democracia
Igualdade/desigualdade e inclusão/exclusão
Educação e cidadania
Família e escola
Educação não-formal
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Trabalho de investigação (65%) + Trabalho de síntese (35%): 100.0%
Bibliografia
Carr, David (2005). El sentido de la educación. Una introducción a la filosofia y a la teoria de la educación y de la enseñanza. Barcelona: Graó.
- Aretio, G. A. , Corbella, M. R. & Blanco, M. G. (2009). Claves para la educación. Actores, agentes y escenarios en la sociedade actual. Madrid: Narcea/Uned.
- Peris, H. B., Amilburu, M. G. , Cabanas, J. M. Q. & Corbella, M. R. (2008). Antropologia de la educación. Barcelona: Editorial Síntesis.
- Quintana Cabanas, J. M. (2002). Teoria da Educação. Concepção antinómica da educação. Porto: Edições Asa.
- Boavida, J. & Garcial del Dujo, A. (Coord.) (2007). Teoria da Educação. Contributos Ibéricos. Coimbra: Imprensa da Universidade.
- Formosinho, M. , Boavida, J. & Damião, M. H. (2013). Educação, perspectivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.