Formação e Educação Online

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02024123
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

A unidade curricular pressupõe que os alunos conheçam as principais dimensões que caraterizam o  processo educativo, comprendam os aspetos gerais  relativos à formação  e dominem os procedimentos básicos de planificação e gestão de processos formativos.

Métodos de Ensino

A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com leituras prévias que fomentam momentos de discussão dos conteúdos do programa, em que a participação e colaboração dos formandos é ativa e fundamental. A componente prática pressupõe a exploração de plataformas de gestão de aprendizagem (LMS), de cursos online, bem como a planificação de e-atividades e a conceção de e-conteúdos. Esta componente implica ainda a conceção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de um curso online.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular  tem como grande finalidades dotar os futuros Mestres das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. Em particular:

Conhecer modelos de formação na modalidade distance-learning e blended-learning;

Conhecer modelos de tutoria online;

Conhecer plataformas de gestão de aprendizagem;

Compreender as implicações pedagógicas das plataformas de gestão de aprendizagem;

Compreender os procedimentos do design instrucional;

Compreender as implicações pedagógicas das e-atividades;

Ser capaz de conceber  um curso online;

Ser capaz de criar e-conteúdos;

Ser capaz de implementar um curso online.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Educar e formar online

1.1.Modelos de formação  online

1.2 Plataformas (LMS) e potencialidades pedagógicas para e-learning, b-learning e d- learning

1.3 Modelos de tutoria online

2.Conceção e implementação de cursos online

2.1.Design instrucional

2.1.1. e-conteúdos

2.1.2. e-atividades

2.1.3. e-avaliação

2.1.4. Modelo de tutoria online

2.2 Implementação do curso online

2.2.1 Plataforma de gestão de aprendizagem

2.2.2. Construção dos conteúdos

Docente(s) responsável(eis)

Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Projecto: 60.0%

Bibliografia

Akyol, Z., & Garrison, D. R. (eds.)(2013). Educational Communities of Inquiry: Theoretical Framework, Research and Practice. doi:10.4018/978-1-4666-2110-7

Carvalho, A. A. (2011). A Teoria da Flexibilidade Cognitiva e o Modelo Múltiplas Perspectivas. In M. Leão (ed.), Tecnologias na Educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática (pp. 17-42). Recife: UFRPE.

Pessoa, T., Matos, A., Vieira, C., & Amado, J. (2012). Concepção e desenvolvimento de comunidades virtuais de formação de professores: o curso de b-learning de violência e gestão de conflitos na escola. In A. Monteiro, J. A. Moreira & A. C. Almeida (Orgs.). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais (pp. 127-144). Santo Tirso: De Facto Editores.

Reiser, R. A., & Dempsey, J. V. (Eds). (2011). Trends and Issues in Instructional Design and Technology. Boston: Pearson Education.

Salmon, G. (2013). e-tivities. The key to active online learning. London: Routledge.