Formação e Educação Online
1
2014-2015
02024123
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Métodos de Ensino
A componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de discussão de temas relevantes, em que a actividade, participação e colaboração dos formandos é activa e fundamental. A componente prática pressupõe a concepção e desenvolvimento, por parte dos formandos, de projectos temáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como grande finalidades dotar os futuros Mestres das competências necessárias à conceção, desenvolvimento e avaliação de percursos formativos suportados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ensinar, formar online
1.1 Teorias e práticas de formação online
1.2 Plataformas (LMS) e potencialidades pedagógicas para e-learning, b-learning e d- learning
2. Conceber, conduzir e avaliar percursos pedagógicos mediados pelas Tics.
2.1 Planificação de actividades pedagógicas com recurso às TIC.
2.2 Design instruccional.
2.3 Modelos de tutoria online
Docente(s) responsável(eis)
Maria Teresa Ribeiro Pessoa
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Reiser, R. A., & Dempsey, J. V. (Eds). (2011). Trends and Issues in Instructional Design and Technology. Boston. Pearson Education.
Pessoa, T., Vieira, C., Neto, J., Silva, J., Fonte, M., Pedrosa, S., Marcelino,M. J. & Mendes, A. (2013). Ensinar a distância na Universidade de Coimbra. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior (janeiro, 2013), 23 , 3‐22. www.cinep.ipc.pt
http://issuu.com/cinep/docs/23-
Pessoa, T., Matos, A., Vieira, C. & Amado, J. (2012). Concepção e desenvolvimento de comunidades virtuais de formação de professores: o curso de b-learning de violência e gestão de conflitos na escola. In A. Monteiro, J. A. Moreira & A. C. Almeida (Orgs.). Educação Online: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais (pp. 127-144). Santo Tirso: De Facto Editores.
Siemens, G. & Tittenberger, P. (2009). Handbook of Emerging Technologies for Learning. Disponível em http://umanitoba.ca/learning_technologies/cetl/HETL.pdf