Modelos e Técnicas de Intervenção em Educação e Formação
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2019-2020
02024098
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio das concepções, modalidades e metodologia de referencialização e dos modelos de planeamento e avaliação de projectos educacionais
Métodos de Ensino
Expositivo e demonstrativo
Debates, reflexões e discussões em pequeno e grande grupo
Exercícios, jogos e dinâmicas de grupo
Preparação e concretização das simulações pedagógicas (inicial e final)
Resultados de Aprendizagem
1) Problematizar, numa perspetiva complexa e crítica, fenómenos de educação e de formação, bem como perspetivar modos de ação e de investigação.
2) Desenhar processos educativos/formativos para diferentes contextos e com diferentes grupos e finalidades, recorrendo a dispositivos adequados para a conceção, implementação, avaliação e execução de programas e projetos de formação.
3) Desenvolver competências suscetíveis de proporcionar relações pedagógicas eficazes em diferentes contextos de aprendizagem e com diferentes públicos-alvo.
4) Conhecer diferentes programas, estratégias e técnicas de intervenção eficazes nos processos e dinâmicas educativas/formativas.
5) Aplicar princípios e técnicas de dinâmicas de grupo para animação da formação.
6) Dominar princípios e técnicas de motivação, desenvolvimento da assertividade, de gestão de conflitos e de negociação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A intervenção em educação e formação com diferentes indivíduos, grupos e contextos: Modelos e técnicas
2. O Referencial de Formação Pedagógica de Formadores do IEFP/Portugal
3. Perfil profissional do formador: Área de intervenção e competências nucleares
4. O papel e a implementação dos princípios e técnicas de dinâmica de grupos em educação e formação
5. A motivação, a assertividade, a negociação e a simulação na intervenção educativa e formativa
6. Simulação pedagógica (autoescopia) como técnica formativa de desenvolvimento de competências pegagógicas.
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Simulação pedagógica final: 50.0%
Bibliografia
Azevedo, L. (1996). Comunicar com assertividade. Lisboa: IEFP.
Bárbara, L. (2009). Métodos e técnicas pedagógicas/andragógicas. Lisboa: Edição FCA – Teto de Nuvens.
Lopes, L., & Pereira, M. (2004). Métodos e técnicas pedagógicas. Lisboa: FDTI.
Oliveira, A. L. (2004). O professor enquanto facilitador da aprendizagem. Psychologica, nº Extra-Série de homenagem ao Prof. Doutor Manuel Viegas Abreu, 523-534.
Pinheiro, M. P. (2012). Avaliação das boas práticas associadas à aprendizagem dos estudantes do ensino superior: Princípios, desafios e implicações para a prática pedagógica docente. In C. Leite & M. Zabalza (Eds.). Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência (pp. 206-221). Porto: Edição CIIE.
Trindade, R. (2002). Experiências educativas e situações de aprendizagem: Novas práticas pedagógicas. Porto: Edições ASA.
Sadalla, A., & Larocca, P. (2004). Autoscopia: Um procedimento de pesquisa e formação. Educação e Pesquisa. 30 (3), 419-433.