Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto Escolar

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02024087
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, construção de programas de ensino e de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc visa uma formação específica no domínio do ensino e da aprendizagem em meio escolar, centrando-se, fundamentalmente, em duas áreas: 1) nos processos de ensino e 2) nos processos de aprendizagem dos alunos.

No final, os estudantes devem:

- Conhecer e analisar os fundamentos teóricos da organização do ensino 

- Compreender o papel do educador na organização e análise do ensino

- Aplicar na organização do ensino os conhecimentos adquiridos

- Conhecer e compreender os processos cognitivos, sociocognitivos e motivacionais implicados no ensino e na aprendizagem 

- Compreender a influência de crenças e expectativas relativas ao ensino e à aprendizagem no comportamento e realização em contexto escolar

- Compreender o modo como os processos cognitivos condicionam e determinam a aprendizagem

- Aplicar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem, com vista a promover o sucesso educativo

Estágio(s)

Não

Programa

1.Organização do ensino

Fundamentos da organização do ensino: investigação sobre o ensino; orientações e directrizes oficiais; decisões dos educadores

Referencial para organizar e analisar o ensino baseado nas teorias cognitivistas; as taxonomias

Planificação, implementação e avaliação do ensino

2. O estudo dos processos sociocognitivos e motivacionais em contexto escolar

Crenças e teorias implícitas sobre o ensino e a aprendizagem

Atribuições causais e expectativas de controlo dos resultados

Teoria dos objetivos de realização

 3.  O estudo dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem

A atenção e a memória. A teoria da carga cognitiva

A compreensão. Estratégias de compreensão

A resolução de problemas. Estratégias de resolução de problemas. O papel do conhecimento de domínios específicos

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ferraz Festas

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 30.0%
Frequência: 70.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

-Cordeiro, P. M., Lens, W., & Bidarra, M. G. (2009). O lugar das variáveis motivacionais no processo de instrução e aprendizagem: A teoria dos objectivos de realização. Revista Portuguesa de Pedagogia, 43 (2), 305-328

-Festas, I., Oliveira, A., Rebelo, J. A., Damião, H., Harris, K., Graham, S. (2014). Professional development in Self-Regulated Strategy Development: Effects on the writing performance of eighth grade portuguese students. Contemporary Educational Psychology, DOI: 10.1016/j.cedpsych.2014.05.004

-Festas, I. (2011). Compreensão de textos e métodos activos. Revista Portuguesa de Pedagogia, Extra-Série, 213-221

-Mayer, R. (2011). Applying the science of learning. Boston, MA : Pearson

-Paas, F., Ayres, P. (2014). Cognitive load theory: a broader view on the role of memory in learning and education. Educational Psychological Review, 26, 191-195

-Shulman, L. S. (2004). The wisdom of practice: Essays on teaching, learning, and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass