Processos de Ensino e Aprendizagem em Contexto Escolar

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024087
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns

Métodos de Ensino

Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, construção de programas de ensino e de aprendizagem

Resultados de Aprendizagem

Esta uc visa uma formação específica no domínio do ensino e da aprendizagem em meio escolar, centrando-se, fundamentalmente, em duas áreas: 1) nos processos de ensino e 2) nos processos de aprendizagem dos alunos.

No final, os estudantes devem:

- Conhecer e analisar os fundamentos teóricos da organização do ensino 

- Compreender o papel do educador na organização e análise do ensino

- Aplicar na organização do ensino os conhecimentos adquiridos

- Conhecer e compreender os processos cognitivos, sociocognitivos e motivacionais implicados no ensino e na aprendizagem 

- Compreender a influência de crenças e expectativas relativas ao ensino e à aprendizagem no comportamento e realização em contexto escolar

- Compreender o modo como os processos cognitivos condicionam e determinam a aprendizagem

- Aplicar o conhecimento sobre os processos de aprendizagem, com vista a promover o sucesso educativo

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Organização e análise do ensino

Fundamentos da organização e análise do ensino: conhecimento do ensino; orientações e directrizes; decisões dos educadores 

Referencial para organizar e analisar o ensino

Diagnóstico, planificação, implementação e avaliação do ensino

2.  O estudo dos processos sociocognitivos e motivacionais em contexto escolar

Crenças e teorias implícitas sobre o ensino e a aprendizagem

Atribuições causais e expectativas de controlo dos resultados

Teoria dos objetivos de realização

3.  O estudo dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem

A atenção e a memória. A teoria da carga cognitiva

A compreensão. Estratégias de compreensão

A resolução de problemas. Estratégias de resolução de problemas. O papel do conhecimento de domínios específicos

Docente(s) responsável(eis)

Maria Graça Amaro Bidarra

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Frequência (70%) + Outra (30%): 100.0%

Bibliografia

Cordeiro, P. M., Lens, W., & Bidarra, M. G. (2009). O lugar das variáveis motivacionais no processo de instrução e aprendizagem: A teoria dos objectivos de realização. Revista Portuguesa de Pedagogia, 43 (2), 305-328.

-Mayer, R. (2011). Applying the science of learning. Boston, MA : Pearson

-Paas, F., Ayres, P. (2014). Cognitive load theory: a broader view on the role of memory in learning and education. Educational Psychological Review, 26, 191-195.

-Shulman, L. S. (2004). The wisdom of practice: Essays on teaching, learning, and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass.