Mediação Educativa, Social e Comunitária
1
2019-2020
02024076
Ciências da Educação
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia da Educação, Sociologia da Educação
Métodos de Ensino
Exposição teórica pelos docentes, debate, trabalho de grupo (análise de casos e de textos), apresentação de trabalhos pelos alunos, testemunho de mediadores socioeducativos.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer diferentes abordagens e paradigmas concetuais e metodológicos no domínio da mediação socioeducativa
2. Compreender a importância do “conflito” nas diferentes abordagens e paradigmas de mediação
3. Compreender a emergência das práticas de mediação no contexto de uma sociedade em transição
4. Conceber, fundamentar e implementar propostas e dispositivos de mediação adequados aos contextos de intervenção: escolar, comunitário e familiar
5. Conhecer o perfil e as diferentes realidades profissionais do mediador socioeducativo
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A emergência do conceito de mediação e a institucionalização das práticas de mediação numa sociedade em transição
2. Paradigmas e modelos de mediação
2.1. O modelo tradicional de Harvard
2.2. O modelo transformativo
2.3. O modelo circular narrativo
3. Campos e práticas da mediação socioeducativa e intercultural
3.1. Mediação em contexto escolar
3.2. Mediação em contexto comunitário
3.3. Mediação em contexto familiar
4. O perfil do mediador socioeducativo: competências e profissionalização
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Correia, J. A., & Silva, A.M.(2010). Mediação: (d)os contextos e (d)os actores. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas; Afrontamento.
Gaspar, M. (2012). No abismo da procura de uma “resposta milagre” para a(s) família(s). Plataforma Barómetro Social: http://barometro.com.pt/
Jares, X.R. (2002). Educação e conflito: Guia de educação para a convivência. Porto: Asa
Matos, A. (2002). Mediação da televisão na família: A importância da comunicação familiar. Revista Portuguesa de Pedagogia, 36 (1, 2 e 3), 337-353.
Ribeiro, M., Matos, P., & Pinto, H. (Eds) (2014). Mediação familiar: Contributos de investigações realizadas em Portugal. Lisboa: Unive.
Seixas, A M. (2005). Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal. Revista Crítica de Ciências Sociais, 72, 187-209.
Silva, A.M., & Moreira, M.A. (2009). Formação e mediação sócio-educativa: Perspectivas teóricas e práticas. Porto: Areal Editores.