Mediação Educativa, Social e Comunitária

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02024076
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia da Educação, Sociologia da Educação

Métodos de Ensino

Exposição teórica pelos docentes, debate, trabalho de grupo (análise de casos e de textos), apresentação de trabalhos pelos alunos, testemunho de mediadores socioeducativos.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer diferentes abordagens e paradigmas concetuais e metodológicos no domínio da mediação socioeducativa

2. Compreender a importância do “conflito” nas diferentes abordagens e paradigmas de mediação

3. Compreender a emergência das práticas de mediação no contexto de uma sociedade em transição

4. Conceber, fundamentar e implementar propostas e dispositivos de mediação adequados aos contextos de intervenção: escolar, comunitário e familiar

5. Conhecer o perfil e as diferentes realidades profissionais do mediador socioeducativo

Estágio(s)

Não

Programa

1. A emergência do conceito de mediação e a institucionalização das práticas de mediação numa sociedade em transição

2. Paradigmas e modelos de mediação

2.1. O modelo tradicional de Harvard

2.2. O modelo transformativo

2.3. O modelo circular narrativo

3. Campos e práticas da mediação socioeducativa e intercultural

3.1. Mediação em contexto escolar

3.2. Mediação em contexto comunitário

3.3. Mediação em contexto familiar

4. O perfil do mediador socioeducativo: competências e profissionalização

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Correia, J. A., & Silva, A.M.(2010). Mediação: (d)os contextos e (d)os actores. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas; Afrontamento.

Gaspar, M. (2012). No abismo da procura de uma “resposta milagre” para a(s) família(s). Plataforma Barómetro Social: http://barometro.com.pt/

Jares, X.R. (2002). Educação e conflito: Guia de educação para a convivência. Porto: Asa

Matos, A. (2002). Mediação da televisão na família: A importância da comunicação familiar. Revista Portuguesa de Pedagogia, 36 (1, 2 e 3), 337-353.

Ribeiro, M., Matos, P., & Pinto, H. (Eds) (2014). Mediação familiar: Contributos de investigações realizadas em Portugal. Lisboa: Unive.

Seixas, A M. (2005). Aprender a democracia: Jovens e protesto no ensino secundário em Portugal.  Revista Crítica de Ciências Sociais, 72, 187-209.

Silva, A.M., & Moreira, M.A. (2009). Formação e mediação sócio-educativa: Perspectivas teóricas e práticas. Porto: Areal Editores.