Mediação Educativa, Social e Comunitária

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02024076
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia da Educação, Sociologia da Educação

Métodos de Ensino

Exposição teórica pelos docentes, debate, trabalho de grupo (análise de casos e de textos), apresentação de trabalhos pelos alunos, testemunho de mediadores socioeducativos.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer diferentes abordagens e paradigmas concetuais e metodológicos no domínio da mediação socioeducativa

2. Compreender a importância do “conflito” nas diferentes abordagens e paradigmas de mediação

3. Compreender a emergência das práticas de mediação no contexto de uma sociedade em transição

4. Conceber, fundamentar e implementar propostas e dispositivos de mediação adequados aos contextos de intervenção: escolar, comunitário e familiar

5. Conhecer o perfil e as diferentes realidades profissionais do mediador socioeducativo

Estágio(s)

Não

Programa

1. A emergência do conceito de mediação e a institucionalização das práticas de mediação numa sociedade em transição

2. Paradigmas e modelos de mediação

3. Campos e práticas da mediação socioeducativa e intercultural

3.1  Mediação em contexto escolar

3.2  Mediação em contexto comunitário

3.3  Mediação em contexto familiar

4. O perfil do mediador socioeducativo: competências e profissionalização

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Almeida, H. N. (2001). Conceptions et pratiques de la médiation social: Les modèles de la médiation dans le quotidien profissionnel des assistants sociaux. Coimbra: Fundação Bissaya-Barreto, Instituto Superior Bissaya Barreto.

 

Correia, J. A., & Silva, A.M.C. (2010). Mediação: (d)os contextos e (d)os actores. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas; Afrontamento.

 

Jares, X.R. (2002). Educação e conflito: Guia de educação para a convivência. Porto: Asa.

 

Lascoux, J.-L. (2001). Pratique de la médiation : Une méthode alternative à la résolution des conflits. Issy-les-Moulineaux : ESF Editeur, 2001. 

 

Oliveira, A., & Galego, C.  (2005). A mediação sócio-cultural: Um puzzle em construção. Lisboa: ACIME.

 

Silva, A.M.C., & Moreira, M.A. (2009). Formação e mediação sócio-educativa: Perspectivas teóricas e práticas. Porto : Areal Editores