Metodologia de Investigação Científica em Educação
1
2019-2020
02024065
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
São importantes os conhecimentos previamente adquiridos em unidades curriculares do 1º ciclo, como Estatística Aplicada à Educação; Metodologia da Investigação em Educação I; Metodologia da Investigação em Educação II.
Métodos de Ensino
Ensino Teórico-Prático (TP), incidindo sobre exercícios a realizar com recurso a programas informáticos específicos, quer vocacionados para a análise estatística de dados (Programa informático SPSS), quer para a análise semântica (de conteúdo) da informação recolhida (Programa informático MaxQDA), previamente acompanhados de uma exposição teórica que justifique a pertinência dos mesmos e clarifique aquilo que pode ser procurado nos dados e a exequibilidade das interpretações.Os exercícios podem ser realizados individualmente ou em grupo e exigem a discussão da matéria e a integração do saber.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender e aplicar, de forma autonóma, os principais conceitos implicados na construção de conhecimento científico na área das Ciências Sociais e Humanas.
- Entender a complexidade do processo científico no estudo dos fenómenos humanos e sociais.
- Ser capaz de planear uma investigação científica em educação, quer mais ligada a metodologias quantitativas, quer mais ligada a metodologias qualitativas ou ainda fazendo uso de metodologias mistas.
- Ser capaz de desenvolver autonomamente uma investigação científica em educação, respeitando todas as suas etapas, discernindo sobre as respectivas implicações para a intervenção, limitações metodológicas e pistas em aberto para estudos futuros.
- Ser capaz de ler e de interpretar criticamente investigações científicas já publicadas.
- Ser capaz de redigir um relatório científico, quer seja uma tese de Mestrado, quer seja um artigo científico.
- Estar ciente e aprender a reflectir sobre os princípios éticos que devem guiar a ciência.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.O processo quantitativo de investigação científica: revisão dos passos fundamentais
1.1.Características principais do conhecimento científico e questões de natureza ética
1.2.Formulação de problemas e de hipóteses científicas
1.3.Características gerais dos planos de investigação
1.4.A escolha da amostra e as diferentes técnicas de amostragem
1.5.Técnicas quantitativas de recolha de dados
1.6.A validade interna e externa numa pesquisa científica
1.7.A estrutura de um relatório científico de natureza quantitativa
2. Clarificação de conceitos teóricos no âmbito da análise estatística de dados
2.1.Estatística descritiva e estatística inferencial
2.2.Pressupostos para a escolha dos testes estatísticos
3. O processo qualitativo de investigação
3.1.Critérios para aferir a credibilidade do conhecimento produzido
3.2.Possíveis designs qualitativos
3.3.Técnicas qualitativas de recolha de dados
3.4.Análise e interpretação de dados qualitativos
3.5.Regras fundamentais da escrita científica
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Amado, A. (Org.) (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, Inc.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th Ed.). London: Routledge.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.) (1994). Handbook of qualitative research. 2nd ed., Thousand Oaks: Sage Publications.
Field, A. ( 2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.
Tabachnick, B., & Fidel, L. (2001). Using multivariate statistics. Needham Heights, MA: Pearson Allyn & Bacon.
Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII, 2, 89-116.