Metodologia de Investigação Científica em Educação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02024065
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

São importantes os conhecimentos previamente adquiridos em unidades curriculares do 1º ciclo, como Estatística Aplicada à Educação; Metodologia da Investigação em Educação I; Metodologia da Investigação em Educação II.

Métodos de Ensino

Ensino Teórico-Prático (TP), incidindo sobre exercícios a realizar com recurso a programas informáticos específicos, quer vocacionados para a análise estatística de dados (Programa informático SPSS), quer para a análise semântica (de conteúdo) da informação recolhida (Programa informático MaxQDA), previamente acompanhados de uma exposição teórica que justifique a pertinência dos mesmos e clarifique aquilo que pode ser procurado nos dados e a exequibilidade das interpretações.Os exercícios podem ser realizados individualmente ou em grupo e exigem a discussão da matéria e a integração do saber.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender e aplicar, de forma autonóma, os principais conceitos implicados na construção de conhecimento científico na área das Ciências Sociais e Humanas.

- Entender a complexidade do processo científico no estudo dos fenómenos humanos e sociais.

- Ser capaz de planear uma investigação científica em educação, quer mais ligada a metodologias quantitativas, quer mais ligada a metodologias qualitativas ou ainda fazendo uso de metodologias mistas.

- Ser capaz de desenvolver autonomamente uma investigação científica em educação, respeitando todas as suas etapas, discernindo sobre as respectivas implicações para a intervenção, limitações metodológicas e pistas em aberto para estudos futuros.

- Ser capaz de ler e de interpretar criticamente investigações científicas já publicadas.

- Ser capaz de redigir um relatório científico, quer seja uma tese de Mestrado, quer seja um artigo científico.

- Estar ciente e aprender a reflectir sobre os princípios éticos que devem guiar a ciência.

Estágio(s)

Não

Programa

1.O processo quantitativo de investigação científica: revisão dos passos fundamentais

1.1.Características principais do conhecimento científico e questões de natureza ética

1.2.Formulação de problemas e de hipóteses científicas

1.3.Características gerais dos planos de investigação

1.4.A escolha da amostra e as diferentes técnicas de amostragem

1.5.Técnicas quantitativas de recolha de dados

1.6.A validade interna e externa numa pesquisa científica

1.7.A estrutura de um relatório científico de natureza quantitativa

2. Clarificação de conceitos teóricos no âmbito  da análise estatística de dados

2.1.Estatística descritiva e estatística inferencial

2.2.Pressupostos para a escolha dos testes estatísticos

3. O processo qualitativo de investigação

3.1.Critérios para aferir a credibilidade do conhecimento produzido

3.2.Possíveis designs qualitativos

3.3.Técnicas qualitativas de recolha de dados

3.4.Análise e interpretação de dados qualitativos

3.5.Regras fundamentais da escrita científica

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Pacheco Miguel

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Amado, A. (Org.) (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade.

Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, Inc.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education (7th Ed.). London: Routledge.

Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.) (1994). Handbook of qualitative research. 2nd ed., Thousand Oaks: Sage Publications.

Field, A. ( 2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.

Tabachnick, B., & Fidel, L. (2001). Using multivariate statistics. Needham Heights, MA: Pearson Allyn & Bacon.

Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIII, 2, 89-116.