Metodologia de Investigação Científica em Educação

Ano
1
Ano lectivo
2015-2016
Código
02024065
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

São importantes os conhecimentos previamente adquiridos em unidades curriculares do 1º ciclo, como Estatística e Educação; Metodologia da Investigação em Educação I; Metodologia da Investigação em Educação II.

Métodos de Ensino

Ensino Teórico-Prático (TP), incidindo sobre exercícios a realizar no SPSS, previamente acompanhados de uma exposição teórica que justifique a pertinência dos mesmos e clarifique aquilo que pode ser procurado nos dados.Na segunda parte do semestre haverá ainda lugar à aprendizagem da análise de dados qualitativos, através da técnica da análise de conteúdo.

Resultados de Aprendizagem

Compreender e aplicar de forma autonóma os principais conceitos implicados na construção de conhecimento científico na área das Ciências Sociais e Humanas.

- Entender a complexidade do processo científico no estudo dos fenómenos humanos e sociais.

-Ser capaz de planear uma investigação científica em educação, quer mais ligada a metodologias quantitativas, quer mais ligada a metodologias qualitativas ou ainda fazendo uso de metodologias mistas.

- Ser capaz de desenvolver autonomamente uma investigação científica em educação, respeitando todas as suas etapas, discernindo sobre as rsepectivas implicações para a intervenção, limitações metodológicas e pistas em aberto para estudos futuros.

- Ser capaz de ler e de interpretar criticamente investigações científicas já publicadas.

- Ser capaz de redigir um relatório científico, quer seja uma tese de Mestrado, quer seja um artigo científico.

- Estar ciente e aprender a reflectir sobre os princípios éticos que devem guiar a ciência.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  O processo quantitativo de investigação científica: revisão dos passos fundamentais.

1.1  Características principais do conhecimento científico.

1.2  Formulação de problemas e de hipóteses científicas.

1.3  Características gerais dos planos de investigação e sua possível utilização.

1.4  A escolha da amostra e as diferentes técnicas de amostragem.

1.5  Técnicas quantitativas de recolha de dados.

1.6  Questões de natureza ética

1.7  A validade numa pesquisa científica: validade interna e validade externa.

1.8  Linhas gerais sobre a organização de um relatório científico de natureza quantitativa.

2.  Clarificação de conceitos teóricos no âmbito  da análise estatística de dados

2.1  Estatística descritiva e estatística inferencial

3. O processo qualitativo de investigação: características e questões de validade e de fidelidade

3.1 Técnicas qualitativas de recolha de dados

3.2  Análise e interpretação de dados qualitativos.

Docente(s) responsável(eis)

José Manuel Pacheco Miguel

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (100%) ou Projeto (50%) + Trabalho laboratorial ou de campo (50%): 100.0%

Bibliografia

Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, Inc.

Bryman, A. & Cramer, D. (2001). Quantitative data analysis with SPSS release 10 for windows. A guide for social scientists. East Sussex: Routledge.

Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. New York: Pergamon Press.

Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2011). Research Methods in Education (7th Ed.). London: Routledge.

Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.

Field, A. ( 2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.

 Tabachnick, B & Fidel, L. (2001). Using multivariate statistics. Needham Heights, MA: Pearson Allyn & Bacon.