Metodologia de Investigação Científica em Educação
1
2015-2016
02024065
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
São importantes os conhecimentos previamente adquiridos em unidades curriculares do 1º ciclo, como Estatística e Educação; Metodologia da Investigação em Educação I; Metodologia da Investigação em Educação II.
Métodos de Ensino
Ensino Teórico-Prático (TP), incidindo sobre exercícios a realizar no SPSS, previamente acompanhados de uma exposição teórica que justifique a pertinência dos mesmos e clarifique aquilo que pode ser procurado nos dados.Na segunda parte do semestre haverá ainda lugar à aprendizagem da análise de dados qualitativos, através da técnica da análise de conteúdo.
Resultados de Aprendizagem
Compreender e aplicar de forma autonóma os principais conceitos implicados na construção de conhecimento científico na área das Ciências Sociais e Humanas.
- Entender a complexidade do processo científico no estudo dos fenómenos humanos e sociais.
-Ser capaz de planear uma investigação científica em educação, quer mais ligada a metodologias quantitativas, quer mais ligada a metodologias qualitativas ou ainda fazendo uso de metodologias mistas.
- Ser capaz de desenvolver autonomamente uma investigação científica em educação, respeitando todas as suas etapas, discernindo sobre as rsepectivas implicações para a intervenção, limitações metodológicas e pistas em aberto para estudos futuros.
- Ser capaz de ler e de interpretar criticamente investigações científicas já publicadas.
- Ser capaz de redigir um relatório científico, quer seja uma tese de Mestrado, quer seja um artigo científico.
- Estar ciente e aprender a reflectir sobre os princípios éticos que devem guiar a ciência.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O processo quantitativo de investigação científica: revisão dos passos fundamentais.
1.1 Características principais do conhecimento científico.
1.2 Formulação de problemas e de hipóteses científicas.
1.3 Características gerais dos planos de investigação e sua possível utilização.
1.4 A escolha da amostra e as diferentes técnicas de amostragem.
1.5 Técnicas quantitativas de recolha de dados.
1.6 Questões de natureza ética
1.7 A validade numa pesquisa científica: validade interna e validade externa.
1.8 Linhas gerais sobre a organização de um relatório científico de natureza quantitativa.
2. Clarificação de conceitos teóricos no âmbito da análise estatística de dados
2.1 Estatística descritiva e estatística inferencial
3. O processo qualitativo de investigação: características e questões de validade e de fidelidade
3.1 Técnicas qualitativas de recolha de dados
3.2 Análise e interpretação de dados qualitativos.
Docente(s) responsável(eis)
José Manuel Pacheco Miguel
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Projeto (50%) + Trabalho laboratorial ou de campo (50%): 100.0%
Bibliografia
Ary, D. et al. (1990). Introduction to research in education. Forth Worth: Holt, Rinehart and Winston, Inc.
Bryman, A. & Cramer, D. (2001). Quantitative data analysis with SPSS release 10 for windows. A guide for social scientists. East Sussex: Routledge.
Drew, C. J. & Hardman, M. L. (1985). Designing and conducting behavioral research. New York: Pergamon Press.
Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. (2011). Research Methods in Education (7th Ed.). London: Routledge.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Field, A. ( 2005). Discovering statistics using SPSS (2nd ed). London: SAGE.
Tabachnick, B & Fidel, L. (2001). Using multivariate statistics. Needham Heights, MA: Pearson Allyn & Bacon.