Imagens contemporâneas: diálogos interdisciplinares

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
03016038
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas, trabalho de pesquisa, análise e discussão de textos de referência teórica. Visionamento de imagens fixas e em movimento será uma das vertentes do programa, a análise dessas imagens assim como a interpretação de textos escritos servirão de base à discussão mais lata sobre as imagens na contemporaneidade.

Resultados de Aprendizagem

Neste seminário iremos discorrer sobre a questão da imagem na contemporaneidade e das propostas que fundamentam o regime visual num mundo simultaneamente próximo e distante que é o universo dos países de língua portuguesa. O que ficou da herança europeizante na produção artística, e na produção de sentidos, na contemporaneidade destes países? Há uma questão que é fulcral para a produção visual nos tempos que correm e que diz respeito a um sentimento de pertença: se eu não sou eu nem sou o outro, quem sou eu afinal? O que me liga aos outros? O que me distingue? O que me faz ser eu? Entre a lusofonia e a lusofobia, como podemos classificar e entender a visualidade nos contextos pós-coloniais?

Competências genéricas:

Competência em análise e síntese;

Competência em gestão da informação;

Competência em trabalho em equipas interdisciplinares;

Competência em trabalho num contexto internacional;

Conhecimento de outras culturas e costumes.

Estágio(s)

Não

Programa

A Obra de Arte na era da reprodução técnica

A arte e cultura de massas

Migrações da Arte, reconfiguração da estética

A questão da identidade na arte e cultura contemporânea

O discurso da (s) Imagem (ns).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Fichas de leitura: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

ANDREW, Dudley (ed.) The Image in Dispute. Austin, University of Texas Press, 1997.

ARGULLOL, Rafael. El Fin del mundo como obra de arte. Barcelona, Acantillado, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. O Mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.

BELTING, Hans. "La transparencia del medio: la imagen fotográfica". In: Antropologia de la Imagen. Buenos Aires,

Katz, 2007

CHARNEY, Leo e Schwartz, Vanessa R. O cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

DIDI-HUBERMAN, G. Quand les Images prennent position. Paris: Les Édition de Minuit, 2009

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, Papirus, 1997.

MIRZOEFF, N. The Visual Cultural Reader. New York; Routledge, 2013

OLALQUIAGA, Celeste. Megalópolis – sensibilidades culturais contemporâneas. São Paulo, Studio Nobel, 1998.

PINNEY, C.; PETERSON, N. Photography`s other histories. Durnham: Duke University Press, 2003.