Teorias, Modelos e Contextos de Mediação
1
2019-2020
02024024
Outra
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Esta uc possui uma dimensão teórico-prática, e recorrerá a sessões de exposição teórica, com análise de textos e trabalhos de grupo, bem como a apresentação e debate sobre experiências de mediadores profissionais.
O ensino visa facilitar a compreensão da articulação da teoria com o modus operandi em processos de mediação profissional. Os conteúdos dos Módulos III e IV incluem a análise de casos.
A avaliação prevê a análise de textos por parte dos alunos e elaboração de um trabalho sobre um dos tópicos do programa, ou uma obra científica relevante.
Resultados de Aprendizagem
A uc Teorias, Modelos e Contextos de Mediação (TMCM) integra-se nos objetivos propostos para o segundo semestre do curso. Tem por objetivos:
• Explicitar a pertinência social, política e científica do enquadramento conceptual da mediação, enquanto modo de regulação social e de resolução de conflitos, mas também como uma conceção de intervenção social adequada à recomposição / reconfiguração dos laços sociais, em situações de precariedade e vulnerabilidade e contextos de risco, e à construção da paz;
• Analisar os paradigmas teóricos do desenvolvimento da mediação;
• Analisar as especificidades da mediação social e comunitária;
• Analisar procedimentos metodológicos da mediação;
• Aprofundar a estrutura teórica da mediação em Serviço Social: modelos, perfis de mediação, modalidades de intervenção mediadora, competências e estratégias de mediação;
• Desenvolver competências analíticas e operativas no campo da mediação profissional e institucional.
Estágio(s)
NãoPrograma
O programa da unidade curricular está estruturado em torno de 4 eixos analíticos, constituídos em capítulos:
Modulo 1 – Dinâmicas conceptuais da Mediação
1 – Origem, Objetivos e Finalidades da mediação
2 - Paradigmas de mediação na sociedade contemporânea
3 – Cultura da mediação na (re)composição / (re)configuração de laços sociais e construção da paz
Modulo 2 – Mediação em ação: Dimensão processual e axiológica
1 – Estrutura e Metodologia(s) da Mediação
2 - Campos de Mediação Profissional
3 - Ética e deontologia da Mediação
Modulo 3 – Mediação Social e Comunitária
1 – Perspetivas Europeias
2 – Modelos de Intervenção
3 – Contextos de mediação social e comunitária (de micro, meso e macro), e experiências nacionais
Modulo 4 – Mediação em Serviço Social: modelo analítico-reflexivo
1 - Níveis e Perfis de Mediação Social
2 - Modalidades, Competências e Estratégias de intervenção mediadora
3 – Eixos Reguladores e Parâmetros analíticos da mediação em Serviço Social
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
Almeida, Helena (2012). “Social and community mediation. A conceptual and operative tool in the process of empowerment”, E-Book, Proceedings in Advanced Research in Scientific Fields, The 1rst Virtual International Conference, 3-7 December 2012, pp. 953-956. Slovakia: EDIS- Publishing Institution of the University of Zilina. ISBN 978-80-554-0606-0 and ISSN 1338-9831.
Covey, Stephen (2012). La 3ª Alternativa. Para resolver los problemas más dificiles de la vida . Barcelona: EPASA Livros, S.L.U.
Furlong, Gary (2005). The Conflict Resolution Toolbox: Models & Maps for Analysing, Diagnosing and Resolving Conflicts. Ontario: John Wiley & Sons Canada, Ltd.
Kurk, Edward (1997). (Ed.) Mediation and Conflict Resolution in Social Work and the Human Services. Chicago: Nelson – Hall Publishers.
Ramsbotham, Oliver, Woodhouse, Tom y Miall, Hugh (2011). Resolución de conflitos. La prevención, gestión y transformación de conflitos letales. Barcelona: Edicions Bellaterra, S.L.