Teorias da Justiça Social e Intervenção
1
2019-2020
02024013
Outra
Português
Presencial
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino procura conciliar uma dimensão expositiva e uma dimensão interativa: de resolução de questões/dilemas práticos, de discussão em sala de aula, análise e debate de textos selecionados e conferências. Agrega aulas teórico-práticas com seminários (conferências, debates) com convidados externos (nacionais e estrangeiros) – cientistas sociais, decisores políticos e interventores – promovendo debates abrangentes sobre a justiça social, a política social e as desigualdades atuais, bem como apresentar resultados de pesquisas nestes domínios, concluídas ou em curso.
Resultados de Aprendizagem
Nesta uc pretende-se, a partir do debate sobre diferentes teorias e perspetivas de justiça social, favorecer a compreensão da(s) intencionalidade(s) da prática profissional e criar condições para o questionamento de processos de naturalização de desigualdades, de restrições da cidadania social e das responsabilidades e contributos do Serviço Social contemporâneo para a refundamentação da justiça social.
Pretende-se que o mestrando seja capaz de:
- discutir criticamente as formas de intervenção face a distintos problemas e necessidades sociais segundo diferentes perspetivas de Justiça Social
- compreender a relação entre os pressupostos das políticas sociais e a maior ou menor concretização de exigências de Justiça e de Cidadania
- explicitar processos complexos de naturalização política e social, de desigualdades e problemas sociais
- compreender o contributo do Serviço Social para a concretização da justiça social e desocultação de desigualdades.
Estágio(s)
NãoPrograma
I.Compreender a Justiça Social (JS) hoje:implicações para a intervenção do SS
Os novos dados sociopolíticos e o sentido da JS
A reinterpretação dos pressupostos de risco social e os perigos contemp. da naturalização de problemas e desigualdades
A nova retórica sociopolítica, a crescente condicionalidade da cidadania social e as implicações no projeto político, social e profissional do SS
II.Teorias da JS e relevância para a construção ético-política do SS contemp.
Entre univ. e singularidade:paradoxos constitutivos da discussão sobre JS
A leitura das desigualdades à luz das diversas teorias da JS e as implicações para os processos e finalidades de interv.do SS
A relevância da ação coletiva e o papel do SS na construção global de discursos e práticas em prol da justiça e dos direitos, liberdades e garantias
Os desafios da inclusão, da equidade, da participação, da democracia, da solid. e da liberdade face à precariedade e à vulnerabilidade, em paralelo com as restrições das polít. soc.
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Dickens, J. (2010). Social Work and Social Policy. Routledge
Ferguson, I et al. (2005). Globalization, global justice and social work. Routledge
Freire, A. et al (2005). Desigualdades Sociais e perceções de Justiça. Imprensa de Ciências Sociais
Lund, B. (2002). Understanding State Welfare. Social Justice or Social Exclusion? Sage Publ
Lundy, C. (2011). Social work, social justice & human rights. A structural approach to practice. Univ. of Toronto Press
Mayes, D.G. et al. (eds.) (2001). Social Exclusion and European Policy. Edward Elgar Publish. Ltd
Rawls, J. (1993). Uma Teoria da Justiça. Editorial Presença, 1ªed: 1971
Sanders, L.B. (2009). Social Justice. Capstone
Sen, A. (2012). A Ideia de Justiça. Coimbra: Almedina
Sowars, K.M. et al (2006). Social Work Practice and Social Justice : from local to global perspectives. Thomson Books/Cole
Turner, B. S. (ed.) (1993). Citizenship Social Theory. London: Sage
Vários (2012). Dicionário das Crises e Alternativas. Coimbra: Almedina.