Serviço Social, Criatividade e Inovação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024002
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino agrega aulas expositivas e aulas de cariz interativo, valorizando o debate em contexto de sala de aula e a discussão em torno de projetos e intervenções inovadoras e das respetivas potencialidades e limitações. Para o efeito recorrer-se-á a material audiovisual e documentários de tais experimentos, bem como a relatos de interventores sociais e analistas que, por via de exemplos de práticas inovadoras ou da sua discussão crítica, contribuirão para o desenvolvimento de competências instrumentais e de análise complexa e pensamento prospetivo e proativo.

Resultados de Aprendizagem

Promover o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento criativo e prospetivo numa ótica de renovação dos processos de intervenção, dos recursos agregados e criados e de co-construção da mudança numa ótica bottom-up.

No final o mestrando deve ser capaz de:

- compreender a inovação social como um processo de ação, não somente assente na criatividade, mas produtor de valor social orientado por um pensamento prospetivo e estratégico;

- explicitar e argumentar a importância da inovação social para a reconstrução de práticas de Serviço Social mais adequadas aos contextos atuais, logo, mais eficientes e eficazes;

- identificar e operacionalizar novas formas e processos de participação e envolvimento dos cidadãos em dinâmicas de desenvolvimento por via de estratégias de ação alternativas;

- delinear propostas de intervenção assentes no ciclo de inovação e de avaliação complexa dos contextos e dos processos e resultados das ações.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Criatividade e inovação: Enquadramento

a) Relevância da criatividade e inovação para o Serviço Social (SS) contemporâneo

b) Aposta política e económica na Europa da inovação

c) Teorias da inovação e aplicabilidade ao SS

d) Relação e diferenciação entre inovação, criatividade e qualidade

e) Inovação Social (IS): pressupostos, processos e ciclo de inovação

II. Das abordagens criativas à eficácia

a) “Criatividade intencional”: dos objetivos de intervenção aos processos criativos de implicação e empowerment

b) CPS - Creative Problem Solving

c) IS e produção de valor social. A importância do planeamento prospetivo e estratégico

d) Ação e contextos: ferramentas de avaliação

e) Processos de scaling-up

III. Processos e práticas sociais inovadoras

a) Inovação, mudança e desenvolvimento social

b) Processos e Práticas Sociais inovadoras de desenvolvimento alternativo:

-Arte como recurso participativo

-Comunidades “autossustentáveis” e revalorização dos recursos naturais para inclusão

Docente(s) responsável(eis)

Sónia Guadalupe dos Santos Ribeiro Neves de Abreu

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

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Guerra,I.(2006).Participação e acção colectiva.Principia.

Grumbach,R.J.S.(1999).Prospectiva.Chave para o planejamento estratégico.Catau.

MacCallum,D. et al(2009).Social Innovation and territorial development. Ashgate.

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Mozzicafredo,J. et al(orgs.)(2011).Projetos de Inovação na Gestão Pública. Mundos Sociais.

Schelkle,W(2000).Paradigms of social change.Modernization,development,transformation,evolution.Campus Verlag.