Serviço Social, Criatividade e Inovação

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02024002
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino agrega aulas expositivas e aulas de cariz interativo, valorizando o debate em contexto de sala de aula e a discussão em torno de projetos e intervenções inovadoras e das respetivas potencialidades e limitações. Para o efeito recorrer-se-á a material audiovisual e documentários de tais experimentos, bem como a relatos de interventores sociais e analistas que, por via de exemplos de práticas inovadoras ou da sua discussão crítica, contribuirão para o desenvolvimento de competências instrumentais e de análise complexa e pensamento prospetivo e proativo.

Resultados de Aprendizagem

Promover o desenvolvimento de competências associadas ao pensamento criativo e prospetivo numa ótica de renovação dos processos de intervenção, dos recursos agregados e criados e de co-construção da mudança numa ótica bottom-up.

No final o mestrando deve ser capaz de:

- compreender a inovação social como um processo de ação, não somente assente na criatividade, mas produtor de valor social orientado por um pensamento prospetivo e estratégico;

- explicitar e argumentar a importância da inovação social para a reconstrução de práticas de Serviço Social mais adequadas aos contextos atuais, logo, mais eficientes e eficazes;

- identificar e operacionalizar novas formas e processos de participação e envolvimento dos cidadãos em dinâmicas de desenvolvimento por via de estratégias de ação alternativas;

- delinear propostas de intervenção assentes no ciclo de inovação e de avaliação complexa dos contextos e dos processos e resultados das ações.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Criatividade e inovação: Enquadramento

a) Relevância da criatividade e inovação para o Serviço Social (SS) contemporâneo

b) Aposta política e económica na Europa da inovação

c) Teorias da inovação e aplicabilidade ao SS

d) Relação e diferenciação entre inovação, criatividade e qualidade

e) Inovação Social (IS): pressupostos, processos e ciclo de inovação

II. Das abordagens criativas à eficácia

a) “Criatividade intencional”: dos objetivos de intervenção aos processos criativos de implicação e empowerment

b) CPS - Creative Problem Solving

c) IS e produção de valor social. A importância do planeamento prospetivo e estratégico

d) Ação e contextos: ferramentas de avaliação

e) Processos de scaling-up

III. Processos e práticas sociais inovadoras

a) Inovação, mudança e desenvolvimento social

b) Processos e Práticas Sociais inovadoras de desenvolvimento alternativo:

-Arte como recurso participativo

-Comunidades “autossustentáveis” e revalorização dos recursos naturais para inclusão

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Vanessa Coimbra Nunes

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

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Bates,S.M.(2012).The social innovation imperative.Create winning products, services and programs that solve society’s most pressing challenges.MacGraw Hill.

Baptista,M.V.(2000).Planeamento Social.Intencionalidade instrumentação.Cortez Ed.

Franz,H.W.et al(2012).Challenge social innovation. Springer(ebook).

Guerra,I.(2006).Participação e acção colectiva.Principia.

Grumbach,R.J.S.(1999).Prospectiva.Chave para o planejamento estratégico.Catau.

MacCallum,D. et al(2009).Social Innovation and territorial development. Ashgate.

Moulaert,F.et al(2013).The international handbook on social innovation.Collective action, social learning and transdisciplinary research.Edward Elgar Publish.Ltd.

Mozzicafredo,J. et al(orgs.)(2011).Projetos de Inovação na Gestão Pública. Mundos Sociais.

Schelkle,W(2000).Paradigms of social change.Modernization,development,transformation,evolution.Campus Verlag.