Seminário de Investigação em Serviço Social
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2022-2023
02023990
Metodologia Científica
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos sobre Metodologia de Investigação Científica.
Métodos de Ensino
A uc engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: análise de pesquisas e artigos científicos e seminário - espaço de apresentação e debate em torno de experiências e resultados de investigação, com a colaboração de investigadores externos. Haverá, pois, espaço para o treino de competências exigidas à elaboração de um projeto de investigação (com apresentação e debate).
Resultados de Aprendizagem
A uc Seminário de Investigação em Serviço Social (SISS) destina-se a promover o debate do estado da arte da Investigação em Serviço Social e cria condições para a definição de objetos e compreensão das opções metodológicas adequadas à construção de conhecimento no âmbito do mestrado. Facilita a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências analítico-reflexivas e operativas exigidas ao desenvolvimento de investigação sobre objetos multifacetados e multidisciplinares. Esta uc confronta as exigências, limitações e potencialidades das opções e dos contextos no desenvolvimento da investigação e cria condições para a elaboração do projeto de investigação.
Deste modo, a uc visa:
- Enquadramento da investigação em SS no plano da epistemologia, metodologia e da prática de pesquisa em ciências sociais;
- Exploração prática dos procedimentos de elaboração de um projeto de pesquisa;
- Compreensão das exigências associadas à validação da investigação científica.
Estágio(s)
NãoPrograma
Modulo I – Investigação em Serviço Social
1. Paradigmas
2. Exigências éticas e processuais da investigação científica; as especificidades do Serviço Social
3. Objeto, Tipologias e Funções da Investigação em Serviço Social
Módulo II – Lógica e Heurística da metodologia de Investigação Social
1. Conceção do Projeto: Elementos constitutivos – da ideia ao projeto, do projeto à investigação
2. A importância das opções metodológicas na recolha, tratamento e análise da informação
3. Produção de informação e critérios de validade e fiabilidade do conhecimento científico
3.1 Relações entre planos, procedimentos, fontes e formato dos dados
3.2 Questões relativas à validade interna e externa de um processo de investigação
3.3 Estratégias para a triangulação metodológica
Módulo III – Elaboração e Análise de projetos de investigação: Questões operativas
OBS: Conteúdos acompanhados por exemplos práticos e alguns exercícios em contexto de sala de aula
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Gomes dos Reis Amaro da Luz
Métodos de Avaliação
Avaliação Final
Exame: 100.0%
Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 40.0%
Projecto: 60.0%
Bibliografia
Becker, Saul e Bryman, Alan (Ed.)(2004). Understanding research for social Policy and Practice. Themes, methods and approaches. Bristol: Policy Press and the Social Policy Association.
Coutinho, Clara P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Edições Almedina, S.A.
Duchamp, Michel; Bouquet, Brigitte & Drouard, Hervé (1989) - La recherche en travail social, Col. Travail social, Paris: Ed. Centurions.
May, Tim (2004), Social Research. Issues, methods and process. 2ª ed., Buckingham: Open University Press.
Quivy, Raymond e Campenhoutdt, Luc Van (1998). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Col. Trajectos 2ª ed., Lisboa: Gradiva-Publicações, Lda.
Rubin, A. and Babbie, E. (2005). Research Methods for Social Work. USA: Thompson Learning, Inc.
Humphries, Beth (2008). Social Work Research for Social Justice. Reshaping Social Work. Series Editors, R. Adams, L. Dominelli and M. Payne. NY: Palgrave Macmillan.