Questões Aprofundadas de Investigação Social

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02023984
Área Científica
Metodologia Científica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos sobre o conhecimento científico e técnicas / processos de recolha de dados.

Métodos de Ensino

A uc possui uma dimensão teórico-prática e reflexiva, e engloba diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, designadamente: sessões de exposição teórica, análise de textos e seminário - espaço de apresentação e debate em torno de experiências e resultados de investigação, podendo ocorrer a colaboração de investigadores externos. A avaliação prevê a análise de textos e a resolução de problemas com exemplos práticos.

Resultados de Aprendizagem

A uc Questões Aprofundadas de Investigação Social (QAIS) é uma unidade de interesse central na preparação dos alunos para a realização do trabalho final do mestrado (3º semestre), na medida em que promove a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências operativas e analítico-reflexivas exigidas à construção do objeto. Esta unidade cria condições para a compreensão do estado da arte da Investigação em Serviço Social no âmbito do Seminário (2º semestre).

Deste modo, a uc visa:

- Aprofundamento teórico da matriz analítica da complexidade do processo de investigação científica.

- Exploração analítica das caraterísticas dos planos de investigação quantitativos, qualitativos e mistos.

- Análise das exigências, limitações e potencialidades das pesquisas qualitativas e quantitativas.

- Desenvolvimento do espírito crítico, reflexivo e operativo inerente ao processo de investigação, designadamente no que concerne à validade e fiabilidade da investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Características dos Planos Quantitativos de Investigação
1.1 O processo quantitativo de investigação científica: revisão dos passos fundamentais.
1.2. Clarificação de conceitos teóricos importantes no âmbito da metodologia quantitativa de investigação e da análise estatística de dados.
1.3. Possíveis planos quantitativos de investigação
2. Características dos Planos Qualitativos de Investigação
2.1. Estudos de caso
2.2. Grounded theory
2.3. Etnografia
2.4. Abordagens biográficas
3. Características dos Planos Multi-Metodológicos ou Mistos
3.1. Investigação-ação
3.2. Estudos de avaliação
3.3. Estudos comparativos
4. A Análise de Dados: exigências, limitações e potencialidades
4.1. Análise de dados qualitativos
4.2. Análise de dados quantitativos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho escrito: 60.0%

Bibliografia

Amado, J. (Org.) (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Coutinho, Clara Pereira (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Coimbra, Almedina. [FEUC - BP 303 COU].

Duarte, Teresa (2009). "A possibilidade da investigação a 3: reflexões sobre triangulação (metodológica)". CIES, e-Working Paper, 60.

Flick, Uwe (2009) - Introdução à Pesquisa Qualitativa, Porto Alegre, Artmed/Bookman, (3ªed.). [FEUC – BP 001.8 FLI].

Vieira, Cristina M, (1999) “A Credibilidade da investigação Científica de Natureza Qualitativa: questões relativas à Fidelidade e Validade”, Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano XXXIII, n.º2, 89-101.

Weller, Wivian & Pfaff, Nicole (orgs.) (2010). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação – Teoria e Prática. Petrópolis, Editora Vozes, 2010. [FEUC - BP 303 MET].