Seminário Temático - Serviço Social: Debates, Desafios e Oportunidades

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02023973
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O aluno deverá ter conhecimentos básicos sobre as questões identitárias e metodológicas do Serviço Social e/ou possuir experiência profissional e/ou interventiva no campo da intervenção social. Conhecimentos Básicos de Inglês.

Métodos de Ensino

O Seminário contará com a colaboração de investigadores, doutorandos e outros convidados, de modo a assegurar a partilha de conhecimentos e de experiências essenciais para a construção de um pensamento analítico multifacetado. O Seminário centrar-se-á na análise de textos, trabalhos de grupo, conferências e debates, privilegiando-se modelos interativos de ensino-aprendizagem. A avaliação periódica terá por base a participação dos mestrandos nos espaços de contacto coletivo, por via da análise e apresentação de textos, com a entrega final de uma recensão crítica de uma obra recente.

Resultados de Aprendizagem

O Seminário Serviço Social: Debates, Oportunidades e Desafios, em consonância com os objetivos a prosseguir no primeiro semestre do Curso de Mestrado, pretende promover uma reflexão complexa, em torno dos grandes debates sociais e científicos contemporâneos, que sejam considerados essenciais para a fundamentação analítica das abordagens privilegiadas no Mestrado e, para a construção reflexiva do objeto de estudo e respetivo modelo de análise.

Assim sendo, os objetivos gerais da unidade curricular em epígrafe são: identificar e discutir paradigmas e abordagens, sociais, políticas e económicas, à luz dos (novos) dados das sociedades atuais, posicionando os referenciais científicos e normativos de base, bem como refletir sobre os fundamentos epistemológicos da intervenção social contemporânea.

Estágio(s)

Não

Programa

O Seminário Serviço Social: Debates, Desafios e Oportunidades estruturar-se-á em torno dos seguintes eixos de discussão intimamente articulados:

1. Dinâmicas e modelos de desenvolvimento pessoal e social: novas exigências, novas competências, novas normas, novas instituições sociais

2. “Confiança Ativa” e Re-emergência do sujeito na retórica filosófica, política e social da atualidade

3. Invisibilidade social e processos de ação: novas complexidades, novos paradigmas

4. Poder (es) e participação sócio-política

5. Estado, terceiro setor e mercado: relações possíveis e conflitualidades. A necessária hibridação

6. Epistemologia do Serviço Social no quadro da “modernidade reflexiva”

7. Ética e Intervenção Social: ética da solicitude e da justiça sob a mediação do cuidado, da prudência e da responsabilidade social.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de investigação: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Amaro, Maria Inês (2012) – “Urgências e Emergências do Serviço Social. Fundamentos da profissão na contemporaneidade. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Doel; Mark & Shardlow, Steven (2012) Modern Social Work Practice. USA: Ashgate Editor.

Fook, Jan (2002) – “Social Work. Critical Theory and practice”. London: Sage Publications.

Santos, Clara; Albuquerque, Cristina & Almeida, Helena (2013) (Org.) Serviço Social: Mutações e Desafios. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Santos, Clara (2012). Organização da Prática Profissional do Serviço Social em Modelos de Intervenção Social in Revista Intervenção Social. Lisboa, Universidade Lusíada, pp. 121-145.

Parton, N. (ed.) (2000). Social theory, social change and social work. Routledge.

Smale, G. et al. (2003). Problemas Sociales y Trabajo Social. Hacia la inclusión y el cambio social. Madrid: Ediciones Morata.

Touraine, A. (2005). Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. Lisboa: Instituto Piaget.