Fundamentos Teóricos e Pensamento Crítico em Serviço Social

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02023951
Área Científica
Serviço Social
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos sobre os processos de intervenção social e conhecimentos de língua inglesa.

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular possui uma dimensão teórico-prática e reflexiva, e engloba metodologias de ensino e aprendizagem, como: análise de textos, trabalhos de grupo, debate em torno de experiências profissionais.

Contará com a colaboração de investigadores, doutorandos e outros convidados, de modo a assegurar a partilha de conhecimentos e de experiências. A avaliação implica revisão bibliográfica sobre teorias e modelos de intervenção social ou um artigo científico sobre um dos capítulos do programa. O artigo poderá ser proposto para publicação numa revista científica.

Resultados de Aprendizagem

Esta uc visa proporcionar o aprofundamento sobre os fundamentos teóricos do Serviço Social, através duma perspetiva diacrónica contextualizada das matrizes analíticas que subjazem à progressão do conhecimento e à ampliação do campo de SS. Explicita ainda os modelos operativos e os processos que orientam a intervenção social, tomando como referência a opção de uma leitura política e não meramente técnica da intervenção social. A análise reflexiva sobre os fundamentos teóricos e modelos de intervenção, permitem reequacionar a direcionalidade da ação profissional, no contexto do pensamento crítico que emoldura a objetividade e questiona a realidade onde se intervém, assim como o sentido dessa intervenção na sua dimensão micro, meso e macro. No fim do semestre, os mestrandos dominarão conceitos teóricos e serão capazes de se posicionar perante ação profissional, de forma crítica, explorando o valor heurístico do saber que articulam em contexto de intervenção individual e coletiva.

Estágio(s)

Não

Programa

MÓDULO I – Argumentos Teóricos para a renovação do Serviço Social.

Da Sociedade de Risco e o (re) equacionamento dos campos, papel e funções do Serviço Social, à análise do pensamento crítico e politização do Serviço Social.

 

MÓDULO II – Diálogos conceptuais no agir profissional.

Paradigmas do conhecimento na/e para a intervenção social na sociedade contemporânea e Prática Reflexiva em Serviço Social.

 

MÓDULO III – Paradigmas e Modelos Atuais do Serviço Social: Conceptualização e potencialidades operativas.

Dos referenciais teóricos aos modelos singulares, às abordagens territoriais; Ação coletiva, desenvolvimento local, território e Serviço Social.

 

MÓDULO IV – A Polissemia em Serviço Social: Da defesa da especificidade em oposição à diluição profissional.

Modelo Sincrético de Intervenção, Instrumentos referenciais em Serviço Social e Processos de intervenção em situação de Crise e Emergência Social.

Docente(s) responsável(eis)

Clara Maria Rodrigues Cruz Silva Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Poster: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Adams, Robert (2008). Empowerment, participation and social work. BASW Practical Social Work. Series Editors, Jo Campling. 4th Edition. NY: Palgrave Macmillan.

Almeida, Helena (2013), “Mediação Social e Gestão de Casos: abordagens, processos e competências cruzadas na agenda do conhecimento em serviço social, In Almeida, H., Santos, C. E Albuquerque (Org.). Serviço Social: Mutações e Desafios Actuais, Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 15-63, ISBN: 978-989-26-0266-0.

Amaro, Maria Inês (2012). Urgências e Emergências do Serviço Social. Fundamentos da profissão na contemporaneidade. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Dominelli, Lena and Payne, Malcolm (Editors) (2009). Social Work. Themes, Issues and Critical Debates. Third Edition, London: Palgrave Mcmillan (1-48).

Santos, C; Albuquerque, C. e Almeida, H. (2013). Serviço Social: Mutações e Desafios. Coimbra: IUC.

Teater, B. (2010). An introduction to applying social work theories and methods. UK: McGrow-Hill.