Consumo e Sustentabilidade: Temas de Interface da Psicologia Aplicada à Conduta do Consumidor e à Relação com o Ambiente

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01009985
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia social I e II; Motivação e Emoção; Psicologia da Emoção.

Métodos de Ensino

1. Exposição pela docente de conteúdos teóricos

2. Apresentação de trabalhos pelos estudantes e discussão de conteúdos teórico-práticos

2. Recensão crítica de textos académicos, da comunicação social e de relatórios de investigação,

3. Elaboração para resolução de problema, ou em estudo de campo, de ferramentas de investigação / intervenção, num âmbito restrito, para treino de competências e transferência de conhecimentos: elaboração de questionários, entrevistas, exercícios de sensibilização, construção de mensagens persuasivas ou publicitárias.

Resultados de Aprendizagem

1. Abordar conceitos, a teoria psicológica e de outras disciplinas, a investigação das condutas do consumidor e da mudança comportamental com impacto no ambiente e as condutas pró-ambientais.

2. Compreender modelos teóricos dos processos psicológicos subjacentes à conduta do consumidor e relações com o ambiente. Identificar modelos teóricos no estudo e investigação destas condutas. Compreender as relações interdisciplinares e a abordagem sistémica.

3. Ler e analisar criticamente textos didáticos sobre temas do consumidor e da preservação do ambiente e discutir o seu suporte teórico e empírico.

4. Treino de análise e discussão de relatórios de investigação, inquéritos, estudos de caso, e elaboração ativa de questionários, entrevistas, materiais de difusão. Selecionar e relacionar conceitos teóricos e operacionais na abordagem de problemas de investigação / intervenção.

5. Treino de Competências de pesquisa bibliográfica: levantamento de investigação corrente, sua revisão e recença.

Estágio(s)

Não

Programa

I - Conceitos sobre conduta do consumidor com significado ou impacto ambiental e conduta pró-ambiental; a interacção pessoa-meio. A) Consumo, desejo e bem-estar; Consumo e identidade. B) Contextos, recursos naturais e comuns na perspetiva ecológica e o problema da sustentabilidade.

II - Processos Psicológicos na compreensão da conduta do consumidor e ambiental: processos cognitivos, motivacionais, emocionais / afetivos; e aspetos discursivos e culturais. Processos relacionais em situações de interdependência; decisão em contexto de dilemas sociais (jogos); Influências valorativas e normativas na conduta. Teorias Integrativas do comportamento consumidor com implicações para o comportamento relevante para o ambiente:

III - Sistemas Complexos e sistemas globais e princípios na abordagem da gestão dos riscos ambientais.

IV - Intervenção mediante processos de gestão e comunicacionais e persuasivos, modificação de condutas e gestão de contingências; intervenção na comunidade.

Docente(s) responsável(eis)

Maria São João Castilho Breda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Resolução de problemas: 35.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

Bagozzi, R., Z. Gurhan-Canli, & J. Priester (2011). The Social Psychology of Consumer Behaviour. Open University Press.

Haugtvedt, C.T., Herr, P.M & Kardes,F.R. (2008). Handbook Of Consumer Psychology. New York: Psychology Press, Taylor and Francis.

Wänke, M. (2009). Social Psychology of Consumer Behavior. New York: Psychological Press, Taylor & Francis.

Gardner, G.T. and Stern, P.C. (2002). Environmental Problems and Human Behavior. Boston: Pearson Learning.

Bechtel, R.B., and Churchman, A. (2002) (Eds). Handbook of Environmental Psychology. New York: John Wiley & Sons.

Jackson, T. (2005). Motivating Sustainable Consumption. Report to the Sustainable Development Research Network. U. of  Surrey.

Olander F, Thogersen J.(1995). Understanding of Consumer Behaviour as a Prerequisite for Environmental Protection. Journal of Consumer Policy, 18: 345-85.

Hayoz & H. Gutscher, Changing Things-Moving People: strategies for promoting sustainable development at the local level. Basel, Switzet