Educação para o Mindfulness

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01009968
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, prática guiada, demonstração, questionamento socrático, discussão em grupo, simulações, registos de automonitorização e diários.

Resultados de Aprendizagem

Com esta uc pretende-se desenvolver nos alunos o conhecimento e a reflexão sobre conceitos, princípios e práticas de mindfulness, bem como propiciar a prática experiencial e transformativa em termos pessoais.

No final desta uc, o/a aluno/a deve:

1. Identificar, compreender e discutir os conceitos,  princípios e práticas em que se sustentam as abordagens mindfulness.

2. Conhecer, compreender e discuir os modelos teóricos e fundamentos epistemológicas das abordagens mindfulness.

3. Conhecer, compreender e revelar competência na utilização de técnicas de prática formal de mindfulness.

4. Identificar, conhecer  e analisar os principais programas de intervenção formal no domínio da saúde e da educação.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Conceito e fundamentos do mindfulness

1.1. Compreender o mindfulness nas suas origens seculares

1.2. Compreender o mindfulness a partir da abordagem filosófica, ética e epistemológica

1.3. Compreender o mindfulness  a partir da abordagem científica


II. Os fundamentos da prática mindfulness

2.1. Fundamentos atitudinais da prática mindfulness

2.2. Princípios e valores em que se alicerça a abordagem mindfulness

2.3.  As diferentes modalidades e técnicas de prática formal de mindfulness


III. O mindfulness como promotor de saúde e bem-estar

3.1. Modelos teóricos

3.2. Programas de intervenção


IV. O mindfulness na educação

4.1. O papel do mindfulness no desenvolvimento da educação permanente e holística

4.2. Programas de intervenção em contexto educativo.

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Provenientes de registos de automonitorização e de diários de prática: 25.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Barbezat, D., & Mirabai, B. (2014). Contemplative practices in higher education: Powerful methods to transform teaching and learning. San Francisco, CA:  Jossey-Bass.

Miller, J. (1994). The contemplative practitioner. Toronto: University of Toronto Press.

Siegel, D. J. (2007). The mindful brain. New York: W. W. Norton & Company.

Williams, J. M., & Kabat-Zinn, J., (Eds.).(2013). Mindfulness: Diverse perspectives on its meaning, origins and applications.  London: Routledge.

Williams, M., & Penman, D. (2011). Mindfulness: An eigth-week plan for finding peace in a frantic world. New York: Rodale.

Kabat-Zinn, J. (2005). Full catastrophe living. New York: Delta Books.

Black, A. (2012). Living in the moment: Don't dwell on the past or worry about the future. London: Cico Books.

Lima, M. P., Oliveira, A. L., & Godinho, P. (2011). Promover o bem-estar de idosos institucionalizados. Revista Portuguesa de Pedagogia, 45(1), 165-183.