Educação para o Mindfulness
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2019-2020
01009968
Ciências da Educação
Português
Presencial
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, prática guiada, demonstração, questionamento socrático, discussão em grupo, simulações, registos de automonitorização e diários.
Resultados de Aprendizagem
Com esta uc pretende-se desenvolver nos alunos o conhecimento e a reflexão sobre conceitos, princípios e práticas de mindfulness, bem como propiciar a prática experiencial e transformativa em termos pessoais.
No final desta uc, o/a aluno/a deve:
1. Identificar, compreender e discutir os conceitos, princípios e práticas em que se sustentam as abordagens mindfulness.
2. Conhecer, compreender e discuir os modelos teóricos e fundamentos epistemológicas das abordagens mindfulness.
3. Conhecer, compreender e revelar competência na utilização de técnicas de prática formal de mindfulness.
4. Identificar, conhecer e analisar os principais programas de intervenção formal no domínio da saúde e da educação.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Conceito e fundamentos do mindfulness
1.1. Compreender o mindfulness nas suas origens seculares
1.2. Compreender o mindfulness a partir da abordagem filosófica, ética e epistemológica
1.3. Compreender o mindfulness a partir da abordagem científica
II. Os fundamentos da prática mindfulness
2.1. Fundamentos atitudinais da prática mindfulness
2.2. Princípios e valores em que se alicerça a abordagem mindfulness
2.3. As diferentes modalidades e técnicas de prática formal de mindfulness
III. O mindfulness como promotor de saúde e bem-estar
3.1. Modelos teóricos
3.2. Programas de intervenção
IV. O mindfulness na educação
4.1. O papel do mindfulness no desenvolvimento da educação permanente e holística
4.2. Programas de intervenção em contexto educativo.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Provenientes de registos de automonitorização e de diários de prática: 25.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Barbezat, D., & Mirabai, B. (2014). Contemplative practices in higher education: Powerful methods to transform teaching and learning. San Francisco, CA: Jossey-Bass.
Miller, J. (1994). The contemplative practitioner. Toronto: University of Toronto Press.
Siegel, D. J. (2007). The mindful brain. New York: W. W. Norton & Company.
Williams, J. M., & Kabat-Zinn, J., (Eds.).(2013). Mindfulness: Diverse perspectives on its meaning, origins and applications. London: Routledge.
Williams, M., & Penman, D. (2011). Mindfulness: An eigth-week plan for finding peace in a frantic world. New York: Rodale.
Kabat-Zinn, J. (2005). Full catastrophe living. New York: Delta Books.
Black, A. (2012). Living in the moment: Don't dwell on the past or worry about the future. London: Cico Books.
Lima, M. P., Oliveira, A. L., & Godinho, P. (2011). Promover o bem-estar de idosos institucionalizados. Revista Portuguesa de Pedagogia, 45(1), 165-183.