Unidade de Observação e Intervenção II e Seminário de Profissionalidade em Educação e Formação
3
2021-2022
01009957
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos quatro semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Por referência ao tema/problema de cada sessão presencial conjunta, os métodos são os seguintes:
- Exposição de conteúdos e exploração apoiada de documentos (em diversos suportes)
- Debate em grupo alargado
- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.
- Treino de competências de educação e formação.
- Acompanhamento tutorial (para apoio individual nas aprendizagem)
Os trabalhos e tarefas iniciados no seminário serão finalizados com trabalho autónomo dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc cada aluno deve:
- Conhecer os diversos âmbitos e práticas profissionais em educação e formação, estabelecendo contacto com organizações e projetos educativos e formativos nos domínios de opção das UOI
- Colaborar com agentes educativos, nas instituições que se elegerem como contextos de observação e intervenção
- Desenvolver uma atitude científica e crítica perante as práticas dos profissionais e perante a observação de situações e organizações educativas.
- Desenvolver capacidade de trabalho em equipa, colaboração, negociação e tomada de decisão participada, entre outras competências tranversais necessárias à prática profissional em Educação e Formação.
- Conceber e aplicar estratégias de intervenção adequadas aos problemas e contextos observados.
- Elaborar um relatório de atividades.
Estágio(s)
NãoPrograma
A) Conteúdos programáticos do seminário:
1. Profissionalidade em Educação e Formação:desafios da atualidade
- Os desafios da interdidsciplinaridade e da transdisciplinaridade
- Identidade Profissional, Profissões e Profissionalidade
2. Teoria, investigação e prática em Educação: articulação nos percursos científicos, formativos e profissionais em Ciências da Educação
3. Competências transversais e específicas dos profissionais das CE: Perfis formativos e ambitos profissionais
4. Processos de desenvolvimento das competências na profissão de pedagogo como especialista em educação e formação.
5. Processos de Educação e Formação ao longo da vida
B) Conteúdos a definir em cada uma das seguintes áreas de opção das UOI: Psicopedagogia, Educação Especial e Formação de Formadores e Professores; Administração Educacional e Gestão da Educação e da Formação; Educação Social, Educação de Adultos e Formação Profissional; Tecnologias da Educação e Formação e Ensino a Distância.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Relatório Final da UOI: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Bibliografia
Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad e Acreditación (2004). Libro blanco: Titulo de grado en pedagogía y educación social (Volumen 1 y 2). Universidad Deusto. http://www.aneca.es/var/media/150392/libroblanco_pedagog
Carneiro, R.(2003). Fundamentos da educação e da aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Ceroni, M. R. (2006). O perfil do pedagogo para atuação em espaços não-escolares. In: I Congresso Interncional de Pedagogia Social , Vol 1, Proceedings online. São Paulo: Faculdade de Educação, USP. http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100040&script=sci_arttext
Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Sá-Chaves, I. (2000). Formação, conhecimento e supervisão: Contributos nas áreas da formação de professores e de outros profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro.