Unidade de Observação e Intervenção I e Seminário de Identidade e Deontologia Profissional
3
2022-2023
01009943
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos quatro semestres anteriores.
Métodos de Ensino
Seminário (onde se trabalham temas/problemas).
Por referência ao tema/problema,a estrutura de cada sessão presencial é a seguinte:
- Exposição de conteúdos;
- Exploração apoiada de documentos (em diversos suportes);
- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos;
- Elaboração de sínteses.
Também se prevê:
- Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e/ou aprofundamento, e preparação e/ou continuação do trabalho das sessões presenciais);
- Acompanhamento tutorial (para apoio ao estudo, e preparação e desenvolvimento de tarefas).
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc, o aluno deve:
- Adquirir/actualizar/rever e compreender conhecimentos num dos domínios de opção das UOI (Psicopedagogia, Educação Especial; Formação de Formadores e Professores; Administração Educacional e Gestão da Educação e Formação; Educação Social, Educação de Adultos e Formação Profissional; Tecnologias da Comunicação; e Educação a Distância).
- Reconhecer e compreender aspectos identitários das profissões de educação.
- Reflectir, com base em conhecimento, no enquadramento ético e deontológico das profissões de educação.
- Analisar situações problemáticas sob o ponto de vista da identidade e da deontologia profissional.
- Contactar com instituições e analisar, com base em conhecimento, práticas de profissionais de educação.
- Colaborar com instituições e profissionais que se elegerem como objecto de observação e intervenção, nos domínios comuns à UOI I e II.
- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional.
- Elaborar um relatório de atividades.
Estágio(s)
NãoPrograma
A) Conteúdos programáticos do seminário:
1. Identidade profissional
- Singularidades das profissões de educação
- Sentido do desempenho profissional em educação
- Enquadramento institucional do desempenho profissional em educação
2. Ética e deontologia das profissões de educação
- Valores orientadores da acção profissional
- Deveres e direitos dos profissionais de educação
- Documentos reguladores do pensamento e acção profissional
3. Pensamento e acção deontológica dos profissionais de educação
- Questões deontológicas que marcam a educação na contemporaneidade
- Decisões de ordem deontológica em situações educativas concretas
B) Conteúdos a definir em cada uma das seguintes áreas de opção das UOI: Psicopedagogia, Educação Especial e Formação de Formadores e Professores; Administração Educacional e Gestão da Educação e da Formação; Educação Social, Educação de Adultos e Formação Profissional; Tecnologias da Educação e Formação e Ensino a Distância.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Relatório Final da UOI: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Bibliografia
Boavida, J. (2000). Norma e liberdade: Para uma compreensão dos seus pressupostos educativos. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIV, 673-729.
Cunha, P. D. (1996). Ética e educação. Lisboa: Unives. Católica.
Esteves, M. (s.d). Ética e deontologia profissional: O professor, 3ª série, 38, 4-6.
Estrela, M.T. (1995). Deontologia e profissionalismo. In Seminário: A profissão docente. Fenprof (policopiado).
Damião, M.H. (2013).Questões de ética e deontologia no quadro das profissões da educação. Caderno da UOI - I. Coimbra: FPCE-UC.
Maia, C. (1997).Uma ética para o futuro. Revista Portuguesa de Pedadogia, 30(3),165-186.
Monteiro, A.R. (2005). Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina.
Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na Educação. Porto: Porto Ed.
Quintana-Cabanas, J. (2005). La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas. Barcelona: PPU.
Vincent, G. (2002) (Dir.). Responsabilités professionnelles et déontologie. Paris: L’Harmattan.