Unidade de Observação e Intervenção I e Seminário de Identidade e Deontologia Profissional

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009943
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

São requeridos conhecimentos e competências explicitadas nas várias unidades curriculares dos quatro semestres anteriores.

Métodos de Ensino

Seminário (onde se trabalham temas/problemas).

Por referência ao tema/problema,a estrutura de cada sessão presencial é a seguinte:

- Exposição de conteúdos;

- Exploração apoiada de documentos (em diversos suportes);

- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos;

- Elaboração de sínteses.

Também se prevê:

- Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e/ou aprofundamento, e preparação e/ou continuação do trabalho das sessões presenciais);

- Acompanhamento tutorial (para apoio ao estudo, e preparação e desenvolvimento de tarefas).

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc, o aluno deve:

- Adquirir/actualizar/rever e compreender conhecimentos num dos domínios de opção das UOI (Psicopedagogia, Educação Especial; Formação de Formadores e Professores; Administração Educacional e Gestão da Educação e Formação; Educação Social, Educação de Adultos e Formação Profissional; Tecnologias da Comunicação; e Educação a Distância).

- Reconhecer e compreender aspectos identitários das profissões de educação.

- Reflectir, com base em conhecimento, no enquadramento ético e deontológico das profissões de educação.

- Analisar situações problemáticas sob o ponto de vista da identidade e da deontologia profissional.

- Contactar com instituições e analisar, com base em conhecimento, práticas de profissionais de educação.

- Colaborar com instituições e profissionais que se elegerem como objecto de observação e intervenção, nos domínios comuns à UOI I e II.

- Esboçar propostas esclarecidas de intervenção profissional.

- Elaborar um relatório de atividades.

Estágio(s)

Não

Programa

A) Conteúdos programáticos do seminário:

1. Identidade profissional

- Singularidades das profissões de educação

- Sentido do desempenho profissional em educação

- Enquadramento institucional do desempenho profissional em educação


2. Ética e deontologia das profissões de educação

- Valores orientadores da acção profissional

- Deveres e direitos dos profissionais de educação

- Documentos reguladores do pensamento e acção profissional


3. Pensamento e acção deontológica dos profissionais de educação

- Questões deontológicas que marcam a educação na contemporaneidade

- Decisões de ordem deontológica em situações educativas concretas

B) Conteúdos  a definir em cada uma das seguintes áreas de opção das UOI: Psicopedagogia, Educação Especial e Formação de Formadores e Professores; Administração Educacional e Gestão da Educação e da Formação; Educação Social, Educação de Adultos e Formação Profissional; Tecnologias da Educação e Formação e Ensino a Distância.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Relatório Final da UOI: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%

Bibliografia

Boavida, J. (2000). Norma e liberdade: Para uma compreensão dos seus pressupostos educativos. Revista Portuguesa de Pedagogia, XXXIV, 673-729.

Cunha, P. D. (1996). Ética e educação. Lisboa: Unives. Católica.

Esteves, M. (s.d). Ética e deontologia profissional: O professor, 3ª série, 38, 4-6.

Estrela, M.T. (1995). Deontologia e profissionalismo. In Seminário: A profissão docente. Fenprof (policopiado).

Damião, M.H. (2013).Questões de ética e deontologia no quadro das profissões da educação. Caderno da UOI - I. Coimbra: FPCE-UC.

Maia, C. (1997).Uma ética para o futuro. Revista Portuguesa de Pedadogia, 30(3),165-186.

Monteiro, A.R. (2005). Deontologia das profissões da educação. Coimbra: Almedina.

Monteiro, A.R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na Educação. Porto: Porto Ed.

Quintana-Cabanas, J. (2005). La educación en valores y otras cuestiones pedagógicas. Barcelona: PPU.

Vincent, G. (2002) (Dir.). Responsabilités professionnelles et déontologie. Paris: L’Harmattan.