Educação e Media

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009897
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise e produção de documentos (textos impressos, audiovisuais, digitais) e  trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Educação e Media convida os alunos à análise crítica e à reflexão sobre a realidade mediática e os desafios educativos que os media oferecem. Visa-se criar oportunidades de construção de conhecimento em torno das principais perspetivas teóricas e linhas de investigação sobre a ação dos media e contribuir para o desenvolvimento de uma atitude pessoal de autonomia crítica face aos discursos mediáticos.

Competências a desenvolver:
- Relacionar as transformações no campo dos media com a evolução da sociedade
- Compreender o impacto social e educativo dos media
- Distinguir diferentes abordagens do campo de interseção entre educação e meios de comunicação, nomeadamente a educação para, nos e com os media
- Conhecer a evolução dos estudos e perspetivas teóricas sobre a ação dos media
- Discutir algumas das principais problemáticas associadas ao impacto dos media
- Refletir sobre o papel da família, da educação formal e não formal na promoção da literacia mediática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A comunicação humana e os media

- A história da comunicação e dos media e a evolução da sociedade

- Os media na atualidade

- Práticas de uso dos media

 

2. Educação e Media

- Diferentes abordagens do campo de interseção entre educação e media: a educação para os media, a educação com os media e a educação nos media

- Porquê educar para os media?

- A educação para os media e a literacia mediática

- O papel da família, da educação formal e não formal na promoção da literacia mediática

 

3. Evolução das teorias e dos estudos sobre a ação dos media

- O poder omnipotente dos media

- Os efeitos indiretos e limitados dos media

- O retorno ao poder dos media. Os efeitos cognitivos dos media; os media e as representações do mundo.

 

4. Temas da educação para os media

- Notícias: reflexo ou construção?

- A comunicação persuasiva

- A problemática da violência nos media

- Os novos media: riscos e oportunidades. O caso do cyberbullying.

Docente(s) responsável(eis)

Armanda Pinto Mota Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos realizados em sala de aula: 40.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Balle, F. (2003). Os Media. Campo das Letras.

Baran, S. J. (2009). Introduction to Mass Communication: Media Literacy and Culture. McGraw-Hill

Branston, G., & Stafford, R. (2003). The media students’ book (3rd ed.). Routledge.

Cloutier, J. (1975). A era de EMEREC ou a comunicação audio-scripto-visual na hora dos self-media. ITE.

Matos, A., & Seixas, A. M. (2016). How schools can prevent, detect and handle cyber bullying. In Samnoen, O. (Ed.), Children, teenagers and cyber bullying: A guidebook for parents and schools (pp. 40-54). Hakan SAKA (Tasarımedya Reklam), T.C. The Ministry of Culture and Tourism, General Directorate of Libraries and Publications.

Matos, A. P. M. (2006). Televisão e Violência. (Para) Novas formas de olhar. Edições Almedina.

Potter, W. J. (2019). Media Literacy (Ninth edition). Sage Publications

Santos, J. R. (2001). Comunicação. Difusão Cultural.