Educação e Media
3
2016-2017
01009897
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise e produção de documentos (textos impressos, audiovisuais, digitais) e trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Educação e Media convida os alunos à análise crítica e à reflexão sobre a realidade mediática e os desafios educativos que os media oferecem. Visa-se criar oportunidades de construção de conhecimento em torno das principais perspetivas teóricas e linhas de investigação sobre a ação dos media e contribuir para o desenvolvimento simultâneo de uma atitude pessoal de autonomia crítica face aos discursos mediáticos.
Competências a desenvolver:
- Compreender o impacto social e educativo dos media;
- Distinguir diferentes abordagens do campo de interseção entre educação e meios de comunicação, nomeadamente a educação para, nos e com os media;
- Conhecer a evolução dos estudos e perspetivas teóricas sobre a ação dos media;
- Discutir algumas das principais problemáticas associadas ao impacto dos media;
- Refletir sobre o papel da família, da escola e da educação na promoção da literacia mediática.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A comunicação humana e os media
- A história da comunicação e dos media e a evolução da sociedade
- Os media na atualidade
2. Educação e Media
- Diferentes abordagens do campo de interseção entre educação e media: a educação para os media, a educação com os media e a educação nos media
- A educação para os media e a literacia dos media
- Porquê educar para os media?
3. Evolução das teorias e dos estudos sobre a ação dos media
- O poder omnipotente dos media
- Os feitos indiretos e limitados dos media
- O retorno aos poderosos media. Os efeitos cognitivos dos media; as representações dos media
4. O impacto social e educativo dos media
- Notícias: reflexo ou construção?
- A comunicação persuasiva
- A problemática da violência nos media
- Os novos media e o cyberbullying
- Rentabilizar potencialidades, minimizar riscos: o papel da família, da escola e de outros agentes e profissionais de educação.
Docente(s) responsável(eis)
Armanda Pinto Mota Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Balle, F. (2003). Os Media. Porto: Campo das Letras.
Baran, S. J. (2009). Introduction to Mass Communication: Media Literacy and Culture.
New York: McGraw-Hill
Branston, G., & Stafford, R. (2003). The media students’ book (3rd ed.). London: Routledge.
Cloutier, J. (1975). A era de EMEREC ou a comunicação audio-scripto-visual na hora dos self-media. Lisboa: ITE.
Jäger, T., Stelter, C., Amado, J., Matos, A., & Pessoa, T. (Eds.) (2012). Cyberbullying - Um manual de formação de pais. Landau: Verlag Empirische Pädagogik. Acessível online em: http://ct4p.zepf.eu/CT4P_Training_manual_PT.pdf.
Matos, A. P. M. (2006). Televisão e Violência. (Para) Novas formas de olhar. Coimbra: Edições Almedina.
Potter, W. J. (1998). Media Literacy. California: Sage Publications
Santos, J. R. (1992). Comunicação. Lisboa: Difusão Cultural.