Educação e Media

Ano
3
Ano lectivo
2015-2016
Código
01009897
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.  

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise e produção de documentos (textos impressos, audiovisuais, digitais) e  trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Educação e Media convida os alunos à análise crítica e à reflexão sobre a realidade mediática e os desafios educativos que os media oferecem. Visa-se criar oportunidades de construção de conhecimento em torno das principais perspetivas teóricas e linhas de investigação sobre a ação dos media e contribuir para o desenvolvimento simultâneo de uma atitude pessoal de autonomia crítica face aos discursos mediáticos.

Competências a desenvolver:

- Compreender o impacto social e educativo dos media;

- Distinguir diferentes abordagens do campo de interseção entre educação e meios de comunicação, nomeadamente a educação para, nos e com os media;

- Conhecer a evolução dos estudos e perspetivas teóricas sobre a ação dos media;

- Discutir algumas das principais problemáticas associadas ao impacto dos media;

- Refletir sobre o papel da família, da escola e da educação na promoção da literacia mediática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A comunicação humana e os media

- A história da comunicação e dos media e a evolução da sociedade

- Os media na atualidade

2. Educação e Media

- Diferentes abordagens do campo de interseção entre educação e media: a educação para os media, a educação com os media e a educação nos media

- A educação para os media e a literacia dos media

- Porquê educar para os media?

3. Evolução das teorias e dos estudos sobre a ação dos media

- O poder omnipotente dos media

- Os feitos indiretos e limitados dos media

- O retorno aos poderosos media. Os efeitos cognitivos dos media; as representações dos media

4. O impacto social e educativo dos media

- Notícias: reflexo ou construção?

- A comunicação persuasiva

- A problemática da violência nos media

- Os novos media e o cyberbullying

- Rentabilizar potencialidades, minimizar riscos: o papel da família, da escola e de outros agentes e profissionais de educação.

Docente(s) responsável(eis)

Armanda Pinto Mota Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Balle, F. (2003). Os Media. Porto: Campo das Letras.

Baran, S. J. (2009). Introduction to Mass Communication: Media Literacy and Culture.

New York: McGraw-Hill

Branston, G., & Stafford, R. (2003). The media students’ book (3rd ed.). London: Routledge.

Cloutier, J. (1975). A era de EMEREC ou a comunicação audio-scripto-visual na hora dos self-media. Lisboa: ITE.

Jäger, T., Stelter, C., Amado, J., Matos, A., & Pessoa, T. (Eds.) (2012). Cyberbullying - Um manual de formação de pais. Landau: Verlag Empirische Pädagogik. Acessível online em: http://ct4p.zepf.eu/CT4P_Training_manual_PT.pdf.

Matos, A. P. M. (2006). Televisão e Violência. (Para) Novas formas de olhar. Coimbra: Edições Almedina.

Potter, W. J. (1998). Media Literacy. California: Sage Publications

Santos, J. R. (1992). Comunicação. Lisboa: Difusão Cultural.