Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009886
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições, debates, trabalhos de grupo e apresentações de trabalhos práticos.

Resultados de Aprendizagem

O mundo do trabalho e do Emprego, em geral e a formação Profissional têm vindo a constituir-se como espaços de atividade e de desenvolvimento profissional para muitos dos licenciados em Ciências da Educação. Possíveis oportunidades como Formador, Coordenador de Formação, Gestor de Formação e Mediador, aconselham uma preparação nestes domínios do conhecimento e uma construção de competências que permita agir neste campo de práticas. Assim, no final desta unidade curricular os/as alunos/as devem: 1. Compreender  o trabalho e  a sua evolução; 2. Identificar as principais caraterísticas do trabalho organizado; 3. Caraterizar diferentes formas de tipologia cultural das organizações, as condições para a mudança e o papel das pessoas e da formação; 4. Descrever e compreender as transições para e no trabalho; 5. Conhecer as políticas públicas portuguesas de formação profissional; 6. Planear, coordenar e desenvolver atividades formativas.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Os conceitos de trabalho e de organização;

2. O pensamento organizacional: evolução e principais marcos teóricos

3.   Os processos de socialização profissional, de construção de identidades e de desenvolvimento profissional;

4.   Globalização, Trabalho e Emprego: reconfigurações pessoais, sociais, temporais e concetuais;

5. Formação para e no trabalho: quadros teóricos e modalidades

6. Tipologia cultural das organizações, mudança e formação

7. Formação e gestão de pessoas nas organizações

8.Políticas públicas de formação profissional em 

9. Conceber, desenvolver e avaliar ações de formação.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
(Planificação e desenvolvimento de uma sessão de formação: 50.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2012). Qualificar para novas oportunidades: desafios e limites. In J. M. Silva (Ed.) Iniciativa novas oportunidades: Teoria e práticas (pp. 149-158). Leiria, Lisboa: IPL, ANQEP.

Alcoforado, L. (2008). Competências, cidadania e profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Carré, P., & Caspar, P. (2001).Tratado das ciências e técnicas da formação. Lisboa: Instituto Piaget.

Chauvin, C. (2005). Concevoir un stage de formation. Issy-les-Moulineaux: ESF

Craig, R. (1996). The ASTD training and development handbook: A guide to human resource development. Nova Iorque : McGraw-Hill.

Pineda, P. (2002). Pedagogia laboral. Barcelona: Ariel.

Pineda, P. (2002). Gestión de la formación en las organizaciones. Barcelona: Ariel.

Roy-Lemarchand, G. (2007). Le management des compétences. Issy-les-Moulineaux: ESF.